China apresenta oficialmente seu novo avião-tanque YU-20. O Coronel Sênior Shen Jinke, porta-voz da Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (PLAAF), disse que o novo avião-tanque YU-20 recentemente atuou ao lado dos caças J-16 em uma operação conjunta com a Rússia. A informação foi divulgada ontem (28/08), em entrevista coletiva durante o evento o Dia Nacional da PLAAF, realizado no Aeródromo de Changchun, província de Jilin, nordeste do país.
O YU-20 é uma variante do avião de transporte chinês Y-20, desenvolvido localmente a partir do russo Ilyushin Il-78 Midas, que por sua vez é uma variante do quadrimotor de transporte Il-76 Candid. Como esta aeronave, a China pode efetivamente aprimorar suas operações de longo alcance, afirmou o Coronel Shen.
De acordo com Yang Minghui, piloto de YU-20 da PLAAF que participou da coletiva de imprensa no sábado (27/08), o YU-20 tem bom desempenho de voo e capacidade de transporte de combustível, o que pode melhorar as capacidades de combate contínuo e o ataque de longo alcance da força aérea. De acordo com Yang, “o novo avião-tanque chinês já participou de mais de 20 missões de treinamento, testando exaustivamente suas capacidades de multiplicador de combate para a força aérea”.
A China vê no YU-20 uma ferramenta essencial para lançar sua projeção como potência mundial, uma vez que a atual capacidade de reabastecimento em voo (REVO) da PLAAF seja limitada à duas dúzias de H-6U (bombardeiros H-6 Badger convertidos), além de um trio de Il-78 Midas.Os H-6U tem capacidade para no máximo 18,5 toneladas de combustível, em comparação com os KC-135 da USAF, que podem transportar até 90 toneladas.
YU-20 Promotional videos pic.twitter.com/UE0EvXunHZ
— Manoj G Kumar (@manoj4qwertr) August 27, 2022
Essa modernização e ampliação da capacidade REVO da PLAAF, vem ao encontro dos planos de Pequim de aumentar sua presença militar em torno da ilha de Taiwan, além de toda a primeira cadeia de ilhas na região. A incorporação do YU-20 é fundamental para a política externa de projeção estratégica da China.
@FFO