China apresenta drone quadrimotor para 1,5 toneladas de carga útil. O drone cargueiro chinês “TB0D Scorpion D”, fabricado pela empresa Tengden Technology, completou com sucesso seu voo inaugural em 25 de outubro, no Aeroporto Zigong Fengming, de Sichuan. A aeronave fará sua estreia pública no Airshow China 2022, que será realizado em novembro em Zhuhai, província de Guangdong, de acordo com o comunicado de imprensa.
A aeronave quadrimotora tem uma envergadura de 20 metros, comprimento de 10,5 metros e altura de 3,1 metros. O peso máximo de decolagem é de 4,35 toneladas, com uma carga útil máxima de 1,5 toneladas e um amplo espaço de carga de 5 metros cúbicos.
Capaz de transportar cargas mais pesadas e maiores, o novo drone melhorou a capacidade de transporte em comparação com seus antecessores como o bimotor Scorpion (TB-001) e o trimotor Scorpion A (TB-A).
A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) já utilizou a versão bimotora Scorpion TB-001 em missões militares perto das ilhas japonesas e do Estreito de Taiwan. O TB-001 possui hardpoints subalares que pode transportar uma variedade de mísseis e bombas guiadas de precisão, além de uma torre de sensores sob sua fuselagem.
Fundada em 2016, a Tengden conta atualmente com mais de 50 investidores, incluindo empresas privadas e estatais. A empresa está comprometida em desenvolver o maior drone de cargas do mundo, para missões de transporte de cargas, gerenciamento de emergências, serviços meteorológicos, entre outras aplicações civis e militares.
@FFO