

China apresenta drone cargueiro de 60 toneladas baseado no Shaanxi Y-9. A China revelou na 7ª Exposição de Helicópteros de Tianjin, o projeto do Ibis Shadow 60, que poderá se tornar o maior drone cargueiro do mundo. Baseado na plataforma da aeronave de transporte militar Shaanxi Y-9, o drone deverá ter um peso de decolagem superior a 60 toneladas.

O projeto da Shaanxi Aircraft Corporation, uma subsidiária da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), faz parte do esforço chinês para integrar sistemas não tripulados em funções de logística pesada e transporte aéreo tático.
De acordo com o modelo em exposição na feira, o Ibis Shadow 60 poderá transportar veículos militares, helicópteros e, potencialmente, aeronaves de caça para implantações rápidas e recuperação em ambientes contestados ou de difícil acesso.

O drone adota a estrutura geral da aeronave de transporte Y-9, amplamente utilizada pelo Exército de Libertação Popular (ELP) para operações de transporte aéreo de médio alcance, mas reconfigurado sem cabine ou compartimentos para tripulantes.
O Ibis Shadow 60 deverá realizar missões autônomas ou remotamente pilotadas. Seu grande volume interno e a alta capacidade de carga útil tornam o drone adequado para o transporte de veículos blindados, sistemas terrestres ou grandes contêineres entre teatros de operações do Exército de Libertação Popular (PLA).

De acordo com o material divulgado na feira, o Ibis Shadow 60 também pode atuar no suporte a missões de emergência, socorro em desastres ou reabastecimento de base operacional avançada, onde aeronaves tripuladas convencionais enfrentariam riscos elevados.
O conceito se alinha com tendências mais amplas na inovação de defesa chinesa, onde plataformas não tripuladas e opcionalmente pilotadas estão sendo propostas em diversos domínios, incluindo aeronaves de asa fixa, aeronaves de asas rotativas e veículos terrestres.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO