

China anuncia oficialmente que os caças J-10CE obtiveram as primeiras vitórias em combates reais. A Administração Nacional de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa da China, recentemente divulgou que o caça J-10CE alcançou, no ano passado, a primeira vitória em combate real, afirmando que foram abatidas várias aeronaves inimigas sem perdas.
Segundo o comunicado de 12 de janeiro de 2026, o engajamento ocorreu em meados de maio, durante “operações no exterior envolvendo o J-10CE (versão de exportação do J-10) quando o caça abateu várias aeronaves inimigas em condições reais de combate, sem sofrer perdas”, enfatizando o evento como um marco para os programas de caças chineses.

O relato se refere ao conflito entre Paquistão e Índia, ocorrido em maio de 2025, que resultaram em vários combates aéreos envolvendo aeronaves de ambas Forças Aéreas. Antes da recente declaração oficial da China, apenas o governo paquistanês havia divulgado informações de que seus caças J-10CE atuaram com sucesso em missões contra os indianos.

Desenvolvido pela Chengdu, o supersônico monomotor J-10CE é uma aeronave multifuncional de combate, capaz de operar sob quaisquer condições climáticas. O caça faz parte de uma gama de aeronaves fabricadas pela indústria aeronáutica chinesa para as Forças Armadas do país, mas que conquistaram clientes em diversos outros países parceiros.
O comunicado afirma que o sucesso da plataforma J-10CE demonstra que a tecnologia aeronáutica chinesa é “prática, confiável e competitiva”. A agência disse que o histórico de combate bem sucedido da aeronave poderá conquistar novos clientes no exterior, refletindo o progresso nas capacidades da indústria aeroespacial da China.
Saiba mais sobre a guerra do Paquistão e Índia de maio de 2025:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO