China amplia vigilância sobre Taiwan com vários tipos de drones militares. No último sábado (17), o Ministério de Defesa Nacional de Taiwan (MND) comunicou que cerca de duas dezenas de aeronaves do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA) acessaram a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) do país. Entre elas, estava um drone de reconhecimento armado CH-4, identificado pela primeira vez na região.
O comunicado do MND apresentou um gráfico mostrando que o drone CH-4 era acompanhado de uma aeronave antissubmarino Y-8. Conforme a mídia internacional, este foi o sexto tipo de drone identificado na ADIZ de Taiwan desde a semana passada. Até agora foram identificados aeronaves não tripuladas militares do tipo CH-4, WZ-7, BZK-007, BZK-005, KVD-001 e TB-001.
“Espera-se que mais drones do PLA participem das patrulhas de rotina em torno da ilha, em um movimento para salvaguardar a soberania nacional e integridade territorial chinesa, em meio a provocações de Taiwan e das forças de interferência externa”, disseram especialistas chineses ouvidos por Global Times no domingo.
Desde a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan no mês passado, o comando militar chinês intensificou seus exercícios militares de larga escala na região, e agora lança mão do uso de aeronaves não tripuladas para missões de patrulha da ilha.
Desenvolvido pela China Aerospace Science and Technology (CASC), o CH-4 é uma variante do veículo aéreo não tripulado CASC Rainbow, que foi apresentado publicamente pela primeira vez durante a Aviation Expo China de 2013. Com velocidade de cruzeiro estimada de 170 km/h e um alcance superior a 3.500 km, o CH-4 é uma aeronave de combate não tripulada (UCAV) de longa resistência, capaz de permanecer vigiando a área de interesse por um longo tempo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO