China Airshow 2024: Rússia teria fechado a primeira venda do Su-57 para cliente no exterior. A Rosoboronexport, agência estatal russa para exportação de equipamentos de defesa, teria firmado os primeiros contratos de venda para clientes estrangeiros do caça furtivos Sukhoi Su-57E (codinome OTAN: “Felon”). A informação foi divulgada durante a feira China Airshow 2024, realizada entre 12 e 17 de novembro, em Zhuhai, no sul da China.
“O sistema de cooperação técnico-militar deve trazer novos armamentos e equipamentos militares ao mercado. Já assinamos os primeiros contratos para o Su-57”, disse o CEO da Rosoboronexport, Alexander Mikheyev, em entrevista à um canal de televisão russo durante a China Airshow e reproduzida pela agência TASS.
A United Aircraft Corporation (UAC), fabricante do Su-57, enviou dois aviões para demonstração na feira de Zhuhai. Foi a primeira apresentação no exterior do avançado caça de quinta geração russo. Mikheyev também explicou as expectativas e o efeito da demonstração de equipamentos militares russos na China Airshow.
“Como efeito econômico, mantemos a presença no mercado internacional no qual nossos parceiros e aliados desejam comprar armamentos russos confiáveis e comprovados e, por outro lado, apoiamos nossa indústria com pedidos de exportação para que possamos nos desenvolver ainda mais, criando novos produtos para os próximos 10 a 15 anos”, disse o Executivo da Rosoboronexport.
A Rosoboronexport não divulgou qual seria o primeiro cliente estrangeiro do Felon. Existem rumores que poderia ser a China, pelo fato da aeronave participar da feira no país. Por outro lado, especialistas apostam na Argélia, outro cliente em potencial cliente, que há muito tempo demonstra interesse no caça produzido pela Rússia.
@FFO