China AirShow 2024: Marinha Chinesa apresenta helicóptero naval Z-20 e desenvolve a versão ASW. Com aparência que lembra muito o americano Sikorsky UH-60 Black Hawk, a mais recente versão do helicóptero militar naval chinês Z-20J está sendo apresentada no China AirShow 2024, maior salão aeroespacial chinês, realizado nesta semana em Zhuhai, no sul do país.
Especialistas que acompanham o desenvolvimento do helicóptero Z-20 por mais de uma década, concluíram que sua versão naval deverá preencher lacunas na capacidade de proteção contra submarinos inimigos, uma carência tática da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN).
Recentemente a mídia estatal chinesa destacou a primeira versão de assalto do Z-20. Agora a indústria apresenta no China AirShow 2024 a variante naval armada Z-20J, a qual analistas afirmam ser um passo fundamental em direção ao Z-20F, que seria uma plataforma completa de guerra antissubmarino (ASW).
Como parte da sua modernização militar de longo, a China está produzindo navios de guerra cada vez mais avançados, incluindo uma emergente frota de porta-aviões. Entretanto, as suas forças navais ainda tem dificuldades para protegê-los, uma capacidade muito aprimorada por seus principais rivais.
Relatórios do Pentágono há muito observam que as fraquezas nas capacidades ASW da PLAN podem prejudicar destacamentos navais de longo alcance em um conflito. Divulgado em outubro de 2023, o último relatório público do Pentágono sobre a modernização militar da China, observou que uma versão naval do Z-20 estava em desenvolvimento. “O Z-20F será semelhante ao SH-60 da Marinha dos EUA e proporcionará melhorias significativas nas capacidades de ASW em relação aos helicópteros menores que a PLAN opera atualmente”, disse o relatório do Pentágono.
O analista Collin Koh, pesquisador de segurança da Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratname de Cingapura, disse que os atuais helicópteros navais chineses, o pesado Z-8 e o leve Z-9, tem limitações operacionais, de alcance e de cargas úteis (sensores e armas). Eles também são baseados em antigos projetos europeus da década de 1980, obtidos antes das sanções entrarem em vigor contra Pequim em 1989. “O Z-20 é, portanto, a resposta”, disse Koh.
Ele disse que espera que o Z-20 se torne em breve o helicóptero naval ASW padrão, dada sua capacidade de pousar em navios de diversas classes, que vão desde corvetas e contratorpedeiros até porta-aviões.
A “Navy Professional Journal”, revista acadêmica da Marinha de Taiwan, publicou em dezembro de 2022 um longo artigo sobre o desenvolvimento dos helicópteros ASW pela China, observando que algumas das capacidades do Z-20F excediam as do MH-60R dos EUA. “A entrada em serviço do Z-20F efetivamente ampliará a distância operacional para combate ASW de contratorpedeiros e corvetas”, disse, acrescentando que o alcance seria o dobro da frota existente.
Táticas modernas de guerra antissubmarino envolvem helicópteros operando longe de seus navios hospedeiros, rastreando embarcações inimigas com vários sensores e se coordenando com navios e outras aeronaves. A maioria também carrega armas leves, como cargas de profundidade e torpedos, mas geralmente outras plataformas são usadas para atacar submarinos.
Em seu último relatório militar anual, o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, sediado em Londres, observa que atualmente a China possui pelo menos 15 helicópteros Z-20 operando em missões de busca e salvamento. A exibição do Z-20J no China Airshow 2024 segue os relatos do ocidente de que a indústria aeronáutica chinesa trabalha forte no desenvolvimento do futuro Z-20 ASW.
Fonte: Reuters
@FFO