A Royal Air Force E-3D Sentry. E-3D aircraft were taking part in Exercise Taurus Mountain 3, in the skies over North Yorkshire in March 2012. The Exercise is testing aircraft and personnel from the RAF, Army and Navy who will be responsible for the Olympics Air Security Plan, as well as RAF controllers on the ground.
Chile teria adquirido três E-3D Sentry do Reino Unido. O Editor do UK Defense Journal, George Allison, recebeu uma informação de fonte segura, de que o governo chileno teria adquirido três Boeing E-3D Sentry AWACS, aposentados pela Royal Air Force (RAF).
A notícia publicada pelo jornalista, cita como fonte uma pessoa “muito próxima” aos assuntos referentes ao destino dessas aeronaves de Controle Aéreo e Alerta Antecipado. Allison disse que procurou o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) em busca mais detalhes sobre a informação, mas até o momento não obteve retorno.
Ontem (19/01) publicamos uma nota, onde o site UK Defense Journal, havia obtido com exclusividade, a informação de que o governo do Chile estaria interessado em comprar as aeronaves AWACS aposentadas pela RAF.
A RAF operou uma frota de sete Sentry AEW.1 (designação da RAF), que foram gradualmente desativados, para ceder lugar aos novos vetores E-7A Wedgetail, de vigilância e inteligência eletrônica. As duas primeiras aeronaves estão em processo de conversão e deverão recebidas em meados de 2023. Leia aqui mais detalhes dos futuros E-7A da RAF.
Em 30 de junho de 2021, a Marinha dos Estados Unidos anunciou a compra do E-3D ex-RAF (ZH104) por US$ 15 milhões, para ser usado no treinamento de tripulantes dos seus Boeing E-6B Mercury. Com a similaridade entre as duas plataformas (fuselagem, motores, cockpit, etc), a US Navy pretende reduzir o desgaste das suas células de E-6B, aumentando a sua disponibilidade operacional.
A última missão operacional de um E-3D Sentry da RAF foi realizada em 30 de julho de 2021, pela aeronave ZH103 do 8 Squadron, em uma surtida da Operação Shader, sobre o Iraque. O ZH103 foi oficialmente desativado em 04 de agosto de 2021.
Frota legada de Boeing E-3D Sentry da Royal Air Force
ZH101 “Doc” (c/n 24109)
ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
ZH103 “Happy” (c/n 24111)
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113)
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114)
ZH107 “Bashful” (c/n 24499)
Caso a Força Aérea Chilena (FACh) receber os E-3D Sentry, eles muito provavelmente substituirão o seu único vetor AEW, o Boeing EB-707-385C “Cóndor”, operado pelo Grupo de Aviación nº 10, e que vem sofrendo com problemas de disponibilidade.
Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.
@FFO