Chile envia P-3 Orion para missão contra Covid-19 na Ilha de Páscoa. Na última quinta-feira (29/04), a Armada Chilena utilizou um dos seus Lockheed P-3ACH Orion, do Esquadrão VP-1, da Força Aeronaval, para um voo humanitário da Base Aeronaval de Cocón (IATA: KNA / ICAO: SCVM), Valparaíso, para o Aeroporto Internacional Mataveri (IATA: IPC / OACI: SCIP), na Ilha de Páscoa. A aeronave transportou suprimentos médicos para o Hospital Hanga Roa, em apoio ao enfrentamento à pandemia de Coronavirus.
Por solicitação do Serviço de Saúde Local da Secretaria Regional Ministerial (SEREMI), a carga consistiu em insumos hospitalares e caixas de vacinas contra o Covid-19. No voo de retorno, dois pacientes e seus acompanhantes foram transferidos do Hospital Hanga Roa para uma unidade de saúde em Concón, Chile.
O P-3ACH Orion é o principal vetor de patrulha marítima e guerra anti-submarina (MPA/ASW) da Armada do Chile, que atualmente conta com duas aeronaves operacionais (Naval 404 e Naval 407). Com grande autonomia e alcance, o Orion realiza missões com duração superior a 12 horas de voo, patrulhando a extensa Zona Econômica Exclusiva (ZEE) chilena. Para as missões de busca e resgate (SAR), eles são equipados com radares e sistemas de varredura eletrônica, capazes de encontrar e selecionar de alvos além do horizonte.
Em março de 1993, a Armada do Chile recebeu oito P-3 Orion oriundos da U.S. Navy, que receberam as matrículas de N401 à N408. Apenas quatro aeronaves originais foram mantidas em serviço, sendo as demais usadas como fornecedores de peças para a frota operacional, e treinamentos dos técnicos de manutenção.
Em setembro de 2020, a Armada do Chile iniciou um um projeto de modernização das aeronaves P-3, denominado “Albatros IV”. O programa objetiva a extensão da vida útil das aeronaves para 15 mil horas, equivalente a 20 anos de operação de uso. entre as principais modificações estão a substituição das asas, estabilizadores, revisão dos motores e atualização dos aviônicos para um sistema digital de última geração.
Todas as atividades da Armada em Rapa Nui, Ilha de Páscoa, foram realizadas no âmbito dos protocolos de saúde para o transporte de cargas e pessoas em ambientes navais em apoio as áreas insulares.
@FFO