Chile encerra 7ª Operação no Glaciar Unión. O Chile concluiu a sétima campanha na Estação Polar Científica Conjunta “Glaciar Unión”, localizada a menos de mil quilômetros do Pólo Sul, na Antártida. Esta campanha envolveu militares do Exército chileno, armada Chilena e Força Aérea do Chile (FACh), além da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) e do Instituto Antártico Nacional do Chile (INACh).
Durante a tarde de 23 de dezembro, ocorreu a última decolagem transportando o efetivo das Forças Armadas, cientistas e profissionais, que permaneceram 28 dias e foram responsáveis pela abertura e desmobilização da Estação Polar de verão, localizada na latitude 79° 46′ sul e longitude 83° 19′ oeste.
Uma aeronave C-130H Hércules do Grupo de Aviação nº 10 da FACh, realizou o voo desde a pista de gelo da Estação Polar até a Base Aérea de Chabunco, em Punta Arenas, em um trajeto de aproximadamente seis horas e 3 mil quilômetros de distância.
As aeronaves da FACh envolvidas na Operação dio Glaciar Unión, cumprem diversas missões importantes nesta região inóspita. São tarefas dessas equipes transportar pesquisadores, equipamentos, efetuar eventuais evacuações aeromédicas e cumprir prontidão SAR para Busca e Salvamento.
Para acessar a profundidade do Continente Antártico, os meios aéreos são ferramentas imprescindíveis. Após o estabelecimento do acampamento, as aeronaves são essenciais para manter a capacidade operacional no setor, cumprindo um papel fundamental para o Trabalho Antártico Nacional.
Fonte: FACh
@FFO