Chile com E-3D Sentry AWACS? O site britânico UK Defense Journal, obteve uma informação exclusiva de que o governo do Chile estaria interessado em comprar aeronaves AWACS Boeing E-3D Sentry, aposentadas pela Royal Air Force (RAF). A informação seria de que os chilenos estariam interessados em adquirir “mais de uma” aeronave. O Editor do UK Defense, George Allison, procurou o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) em busca de detalhes sobre a intenção dos chilenos, mas até o momento não obteve retorno.
A Royal Air Force (RAF) chegou a operar uma frota de sete Boeing E-3D Sentry, designado Sentry AEW.1, que foram gradualmente desativados. As duas últimas aeronaves foram retiradas de serviço no ano passado. A frota de quadrimotores AWACS será substituída por novos Boeing E-7A Wedgetail.
A última missão operacional de um E-3D Sentry da RAF foi realizada em 30 de julho de 2021, pela aeronave ZH103 do 8 Squadron, em uma surtida da Operação Shader, sobre o Iraque. Desde 2015, a RAF mantinha um dos seus Sentry deslocados em Akrotiri, no Chipre, para apoiar as ações dos aliados no Iraque, Síria e Líbia. O ZH103, último E-3D da RAF, foi oficialmente desativado em 04 de agosto de 2021.
Em 30 de junho de 2021, a Marinha dos Estados Unidos anunciou a compra do E-3D ex-RAF (ZH104) por US$ 15 milhões, para ser usado no treinamento de tripulantes dos seus Boeing E-6B Mercury. Com a similaridade entre as duas plataformas (fuselagem, motores, cockpit, etc), a US Navy pretende reduzir o desgaste das suas células de E-6B, aumentando a sua disponibilidade operacional.
Frota legada de Boeing E-3D Sentry da Royal Air Force
ZH101 “Doc” (c/n 24109)
ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
ZH103 “Happy” (c/n 24111)
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113)
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114)
ZH107 “Bashful” (c/n 24499)
Se a Força Aérea do Chile receber os E-3D, provavelmente virão para substituir o único vetor AEW da sua frota, o Boeing EB-707-385C “Cóndor”, do Grupo de Aviación nº 10, que há um bom tempo tem sofrido com problemas de disponibilidade. Além do Chile, somente o Brasil com os E-99M do 2º/6º GAV tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle no continente.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO