• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Chegou na Boeing o MD-90 que será convertido no X-66A da NASA

26 de agosto de 2023

Boeing’s MD-90 aircraft flies from Victorville California to Palmdale, California on August 15, 2023. This aircraft will be NASA’s future Sustainable Flight Demonstrator. Modifications to the aircraft will include changes to the fuselage and most notably the use of a transonic truss-braced wing.

Chegou na Boeing o MD-90 que será convertido no X-66A da NASA (Foto: Boeing).
Chegou na Boeing o MD-90 que será convertido no X-66A da NASA (Foto: Boeing).

Chegou na Boeing o MD-90 que será convertido no X-66A da NASA. O projeto Sustainable Flight Demonstrator da NASA avançou mais um degrau em 15 de agosto, quando a Boeing levou um MD-90 de Victorville, na Califórnia, para as suas instalações em Palmdale, também na Califórnia. Neste local será iniciada a conversão do antigo jato comercial na aeronave experimental X- 66A “X-Plane“.

O projeto Sustainable Flight Demonstrator estuda uma potencial nova geração de aeronaves de corredor único. Para isso o MD-90 será utilizado pela Boeing e NASA como um modelo em escala real do X-66A, que será utilizado nos testes em voo. Esta nova aeronave apoia a meta dos EUA de emissões zero de gases de efeito estufa na aviação, articulada no  Plano de Ação Climática da Aviação do governo americano. A Boeing e a NASA também colaboram há mais de uma década no conceito por meio do Programa Subsonic Ultra Green Aircraft Research (SUGAR).

Boeing-NASA X- 66A "X-Plane"
Boeing-NASA X- 66A “X-Plane“

Fabricado no final de 1998, o Boeing MD-90-30, matrícula N931TB (número de série 53532) foi entregue em fevereiro de 1999 para a China Northern Airlines (matrícula B-2266). Em 2012 foi adquirido pela Delta Airlines (N962DN), para quem voou até o final de 2020, antes de ser retirado de serviço e armazenado em Victorville. No último dia 15 de agosto ele voou para Palmdale utilizando o indicativo de chamada no rádio da Boeing “BOE 931”.

As principais modificações que serão implementadas pela Boeing no MD-90 incluirão a substituição das asas por um novo par com designe ultrafino apoiado por grandes montantes diagonais. O conceito conhecido como Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), promete ser mais eficiente em termos de combustível do que as melhores aeronaves comerciais da atualidade. Espera-se que o novo conceito reduza o consumo de combustível e as emissões em até 30%. Os testes de voo deverão começar em 2028.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login