• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Chegou na Argentina o MB-339 repatriado por um herói de guerra das Malvinas

25 de janeiro de 2025
Chegou na Argentina o MB-339 repatriado por um herói de guerra das Malvinas (Foto: @therealbuni).
Chegou na Argentina o MB-339 repatriado por um herói de guerra das Malvinas (Foto: @therealbuni).

Chegou na Argentina o MB-339 repatriado por um herói de guerra das Malvinas. Depois de 40 anos separados, o piloto militar aposentado da Armada Argentina, Guillermo Owen Crippa, se encontrou com seu velho parceiro de guerra, o jato de combate Aermacchi MB-339 matrícula 4-A-115. A aeronave chegou ontem (24) em Sunchales, província de Santa Fé, procedente dos Estados Unidos, para onde foi vendida após o final do conflito das Malvinas.

Crippa fala da chegada do 4-A-115 em Sunchales (Fonte: @jorgebaroni).

Em 21 de maio de 1982, o jovem Capitão-Tenente Crippa da 1ª Esquadrilha Aeronaval de Ataque, foi destacado para realizar uma missão de reconhecimento armado com o MB-339 4-A-115, na qual localizou a força naval britânica no Estreito de San Carlos. Utilizando canhões e foguetes, Crippa atacou e danificou a fragata HMS Argonaut (F56), que iniciava o desembarque de tropas nas Malvinas.

Arte mostra o ataque de Crippa à HMS Argonaut. Importante observar que Crippa estava sozinho no MB-339, que estava com assento traseiro vazio.
Arte mostra o ataque de Crippa à HMS Argonaut. Importante observar que Crippa estava sozinho no MB-339, que estava com assento traseiro vazio.

Ao retornar ileso para a base militar em Puerto Argentino, Malvinas, o Capitao-Tenente Crippa passou o primeiro relato detalhado sobre o desembarque dos militares britânicos na ilha, que serviram para que os comandantes militares argentinos organizarem as suas ações de defesa terrestres. Por tal feito, o jovem piloto naval recebeu a medalha de heroísmo em combate.

Crippa (direita) e seus colegas em frente ao 4-A-115 em Puerto Argentino (Foto: arquivo pessoal).

Crippa deu baixa do serviço militar ativo em 1984 e seu MB-339 pouco tempo depois foi vendido para proprietários civis nos Estados Unidos, juntamente com outras três aeronaves do mesmo modelo, em troca de peças e componentes necessários para a frota de helicópteros Sea King da Marinha Argentina.

Em 2005, Crippa e um grupo de amigos iniciou uma batalha burocrática, jurídica e financeira para repatriar o MB-339 “4-A-115”, afim de expô-lo ao público em uma área de Sunchales, como um pedaço da história nacional (leia uma entrevista com o piloto).

MB-339 4-A-115 nos EUA preparado para embarque para a Argentina (Foto: arquivo pessoal).
MB-339 4-A-115 nos EUA preparado para embarque para a Argentina (Foto: arquivo pessoal).

Durante o conflito das Malvinas (1982), a 1ª Esquadrilha Aeronaval de Ataque dispunha de dez MB-339 operacionais, matrículas de 4-A-110 à 4-A-119. Utilizados em missões de reconhecimento armado e apoio aéreo aproximado, esses jatos eram configurados com dois canhões DEFA 553 de 30 mm nos cabides internos (cada pod com 120 projéteis) e dois casulos de foguetes Zuni LAU-10/A 127 mm nos cabides intermediários (quatro foguetes por casulo).

4-A-115 saindo do contêiner em Sunchales (Foto: @therealbuni).
4-A-115 saindo do contêiner em Sunchales (Foto: @therealbuni).

O destino final dos dez Aermacchi MB-33 da 1ª Esquadrilha Aeronaval de Ataque da Armada Argentina:

4-A-110: capturado. Seção dianteira da fuselagem exposta no museu de Yeovilton, UK;
4-A-111: vendido para proprietário civil nos EUA;
4-A-112: capturado e abandonado em Port Staley/Puerto Argentino;
4-A-113: acidentado em 24/04/82
4-A-114: acidentado em 24/04/82
4-A-115: vendido para proprietário civil nos EUA e comprado por Crippa;
4-A-116: capturado. Parte da fuselagem exposta no museu de Yeovilton, UK;
4-A-117: vendido para proprietário civil nos EUA;
4-A-118: vendido para proprietário civil nos EUA;
4-A-119: vendido para Aermacchi que utilizou como plataforma de testes (matrícula civil italiana I-RAIB). Posteriormente comprado pela Lockheed nos EUA (N339L). Destruído em 25/07/2000.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login