Chegou na Argentina o MB-339 repatriado por um herói de guerra das Malvinas. Depois de 40 anos separados, o piloto militar aposentado da Armada Argentina, Guillermo Owen Crippa, se encontrou com seu velho parceiro de guerra, o jato de combate Aermacchi MB-339 matrícula 4-A-115. A aeronave chegou ontem (24) em Sunchales, província de Santa Fé, procedente dos Estados Unidos, para onde foi vendida após o final do conflito das Malvinas.
Em 21 de maio de 1982, o jovem Capitão-Tenente Crippa da 1ª Esquadrilha Aeronaval de Ataque, foi destacado para realizar uma missão de reconhecimento armado com o MB-339 4-A-115, na qual localizou a força naval britânica no Estreito de San Carlos. Utilizando canhões e foguetes, Crippa atacou e danificou a fragata HMS Argonaut (F56), que iniciava o desembarque de tropas nas Malvinas.
Ao retornar ileso para a base militar em Puerto Argentino, Malvinas, o Capitao-Tenente Crippa passou o primeiro relato detalhado sobre o desembarque dos militares britânicos na ilha, que serviram para que os comandantes militares argentinos organizarem as suas ações de defesa terrestres. Por tal feito, o jovem piloto naval recebeu a medalha de heroísmo em combate.
Crippa deu baixa do serviço militar ativo em 1984 e seu MB-339 pouco tempo depois foi vendido para proprietários civis nos Estados Unidos, juntamente com outras três aeronaves do mesmo modelo, em troca de peças e componentes necessários para a frota de helicópteros Sea King da Marinha Argentina.
Em 2005, Crippa e um grupo de amigos iniciou uma batalha burocrática, jurídica e financeira para repatriar o MB-339 “4-A-115”, afim de expô-lo ao público em uma área de Sunchales, como um pedaço da história nacional (leia uma entrevista com o piloto).
Durante o conflito das Malvinas (1982), a 1ª Esquadrilha Aeronaval de Ataque dispunha de dez MB-339 operacionais, matrículas de 4-A-110 à 4-A-119. Utilizados em missões de reconhecimento armado e apoio aéreo aproximado, esses jatos eram configurados com dois canhões DEFA 553 de 30 mm nos cabides internos (cada pod com 120 projéteis) e dois casulos de foguetes Zuni LAU-10/A 127 mm nos cabides intermediários (quatro foguetes por casulo).
O destino final dos dez Aermacchi MB-33 da 1ª Esquadrilha Aeronaval de Ataque da Armada Argentina:
4-A-110: capturado. Seção dianteira da fuselagem exposta no museu de Yeovilton, UK;
4-A-111: vendido para proprietário civil nos EUA;
4-A-112: capturado e abandonado em Port Staley/Puerto Argentino;
4-A-113: acidentado em 24/04/82
4-A-114: acidentado em 24/04/82
4-A-115: vendido para proprietário civil nos EUA e comprado por Crippa;
4-A-116: capturado. Parte da fuselagem exposta no museu de Yeovilton, UK;
4-A-117: vendido para proprietário civil nos EUA;
4-A-118: vendido para proprietário civil nos EUA;
4-A-119: vendido para Aermacchi que utilizou como plataforma de testes (matrícula civil italiana I-RAIB). Posteriormente comprado pela Lockheed nos EUA (N339L). Destruído em 25/07/2000.
@FFO