Chegou na Argentina o C-130H arrendado da USAF. Pousou na tarde de ontem (06/06), na Base Aérea de El Palomar, em Buenos Aires, o mais novo C-130H Hércules da Força Aérea Argentina (FAA). A aeronave foi recebida em uma cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Jorge Taiana, pelo Comandante da FAA, Brigadeiro General Xavier Isaac, e demais autoridades e convidados.
Matriculado TC-60, e batizado como “Pioneros de la Aviación Militar”, o Hércules chegou em voo de translado diretamente dos Estados Unidos, após uma escala e pernoite no Equador. Ao se aproximar da Base Aérea de El Palomar, sede da 1ª Brigada Aérea, o C-130H foi escoltado por dois jatos de ataque IA-63 Pampa. Após o pouso ele foi recebido com o tradicional batismo com água dos bombeiros do aeródromo.
Em comunicado, o Ministério da Defesa argentino disse: “Identificada com a matrícula TC-60 ‘Pioneros de la Aviación Militar’, em homenagem aos homens e mulheres pioneiros da aviação na Argentina, esta aeronave desempenhará um papel fundamental nas operações de abastecimento das bases argentinas e apoio logístico às atividades científicas realizada na Antártida.”
Conforme noticiamos anteriormente, a aeronave foi arrendada da USAF, onde voava com a matrícula 89-1188 (número de construção 382-5197). Antes de ser retirado de serviço, ele operava no 96º Esquadrão de Transporte Aéreo (96th AS) subordinado à 934ª Ala de Transporte Aéreo (934th AW) da Base Aérea Conjunta da Reserva de Minneapolis-St Paul, em Minnesota.
O TC-60 foi arrendado por um período inicial de 11 meses, através do sistema de vendas militares estrangeiras mantido pelo governo dos Estados Unidos (FMS). De acordo com o Ministério da Defesa, ao final desse prazo, a aeronave poderá ser adquirida em definitivo.
Caso o TC-60 seja comprado pelo governo argentino, a FAA tem a intenção de modernizá-lo, utilizando o kit anteriormente destinado ao L-100-30 Hercules (TC-100), uma versão civil, alongada e mais pesada do Hércules, que apresenta algumas restrições operacionais que os C-130H não tem.
Fabricado em 1989, o TC-60 será o mais novo C-130 da frota da Força Aérea Argentina, que atualmente possui uma frota com cinco aeronaves operacionais, sendo três C-130H (TC-61, TC-64 e TC-66) e dois KC-130H (TC-69 e TC-70). O L-100-30 TC-100 está fora de serviço há algum tempo, portanto não contabilizamos como sendo da frota operacional.
@FFO