Chegou em Porto Alegre o primeiro helicóptero dos bombeiros gaúchos. O helicóptero Leonardo AW119Kx Koala, primeira aeronave do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), na manhã desta segunda-feira (13/02), finalizando o longo voo de translado desde os Estados Unidos.
Ostentando a matrícula norte-americana N824BM, pintura totalmente branca e sem marcas, a aeronave passará pela padronização nas instalações da Aeromot, em Porto Alegre (RS), onde receberá a matrícula nacional PS-COA.
Comandado por pilotos da fábrica, o voo de translado iniciou nos Estados Unidos em 30 de janeiro, e cruzou as Américas realizando diversas escalas técnicas de reabastecimento e pernoite.
Equipado com modernos aviônicos e sistemas de navegação, o AW119Kx tem autonomia de 02h30min de voo, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 245 km/h (máxima 280 km/h) e um raio de ação de de até 500 quilômetros sem necessidade de abastecimento.
O helicóptero monomotor utilitário Leonardo AW119 Koala tem capacidade para dois pilotos e até seis tripulantes operacionais, ou uma maca em configuração para missões aeromédicas. Possui um guincho lateral para içar bombeiros e vítimas, bem como um gancho de transporte externo sob a fuselagem com capacidade para até 1,2 toneladas. Esse dispositivo possibilita o uso de bambi bucket com capacidade de mil litros de água, adquirido pelo CBMRGS, e que possibilita o combate incêndios florestais.
Os primeiros pilotos-bombeiros do RS, Tenentes-Coronéis Ingo Lüdke e Ricardo Mattei, foram para os Estados Unidos no início de janeiro para treinamento nas instalações da Leonardo USA. Ambos atuavam anteriormente no Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Em 2017 o Corpo de Bombeiros foi desvinculado da Polícia Militar do RS, passando a atuar como órgão independente.
@FFO