• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A Força Aérea Francesa recebeu o primeiro A330-200 ex. Avianca Brasil

27 de novembro de 2020
O primeiro Airbus A330-200 ex.Avianca Brasil, agora na Armée de l’Air et de l’Espace Française, matrícula F-UJCS, após pousar em Paris (Foto: Mat Douhaire, via Twitter).

Em 26 de novembro, a Armée de l’Air et de l’Espace Française (AAEF), ou Força Aérea Francesa, recebeu o primeiro de dois Airbus A330-200 adquiridos usados pela DGA – Direction Générale de l’Armement. Fabricados em 2015, ambos jatos voaram anteriormente na companhia aérea brasileira, Avianca Brasil.

O A330-200 matriculado F-UJCS (c/n 1608), voou na Avianca Brasil com o prefixo civil PR-OCG, e chegou ao Aeroporto Internacional Charles de Gaulle (LFPG), em Paris, ostentando a pintura padrão da République Française. O segundo A330-200, F-UJCT (c/n 1657), ex. Avianca Brasil (PR-OCX), deverá ser entregue em dezembro deste ano.

O Airbus A330-200 da Avianca Brasil, PR-OCG, em Porto Alegre, logo após chegar da fábrica em 11 de maio de 2017 (Foto: Leandro Casella).

Ambos jatos serão alocados no Esquadrão ET 03.060 Esterel, cuja sede é a Base Aérea Creil-Senlis (BA110), porém as aeronaves da unidade ficam estacionados no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Atualmente o Esquadrão Esterel opera quatro aeronaves de transporte estratégico, sendo dois Airbus A310 (F-RADB e F-RADC), na Esquadrilha F110 “Grue en Virage”, e dois Airbus A340-200 (F-RAJA e F-RAJB), na Esquadrilha BR227 “Gaulois Roux”. Os dois novos bimotores A330, inicialmente substituirão os quadrimotores A340, que serão desativados no mes que vem.

O Airbus A330-200 da Armée de l’Air , matrícula F-UJCS, escoltado por um Rafale (Foto: Força Aérea Francesa).

Ao chegar em Paris, a dupla de A330 passará por uma revisão realizada pela equipe do Centro de Especialização Aérea Militar (CEAM – Centre d’Expertise Aérienne Militaire), que irá certificar o pleno funcionamento de todos os sistemas, adequar toda a documentação e efetuar o comissionamento administrativo, incorporando oficialmente as aeronaves à frota do ET 3/60.

Em um segundo momento, a AAEF pretende converter os novos Airbus A330-200 em aeronaves reabastecedoras MRTT (Multi Role Tanker Transport). Hoje a Força Aérea Francesa dispõem de três A330 MRTT Phénix, com o quarto em processo de voos de experiências pré-delivery em Getafe, Espanha. Estas aeronaves estão substituindo gradativamente os antigos KC-135R de reabastecimento aéreo e transporte estratégico da França.

A Força Aérea Francesa pretende converter o A330-200 em uma aeronave MRTT (Foto: Força Aérea Francesa).

Além destes dois A330-200 usados, o Governo da França adquiriu uma terceira aeronave do mesmo modelo, porém nova, que estão no plano de apoio à aeronáutica apresentado pelo governo em 9 de junho de 2020. Esse trio de A330 permitirá a desativação dos dois A340 e dos A310 do ET 03.060 Esterel.

Vale lembrar que desde 2010 a Armée de l’Air et de l’Espace Française opera um A330-200, matrícula F-RADF, no ET 01.060 “Bigorre“, adquirido usado da companha Air Caribes.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login