Chegaram no Sri Lanka os três An-32B revisados na Ucrânia. Depois de quase dez meses em revisão na Ucrânia, os três Antonov An-32B da Força Aérea do Sri Lanka (SLAF) chegaram em Colombo, capital do país, na noite de 11 de junho. Após um translado de cinco dias, aproximadamente 5.000 milhas e 22 horas de voo, as aeronaves foram recebidas por autoridades na Base Aérea de Katunayake (IATA: CMB / ICAO: VCBI), sede do Esquadrão de Transporte Pesado Nº 02.
Diversas autoridades compareceram à cerimônia na Base Aérea de Katunayake, para recepção das aeronaves e dos 28 tripulantes, liderados pelo Capitão Pradeep Piyaratne, o Comandante do Esquadrão de Transporte Pesado No 02.
As três aeronaves foram adquiridas pelo governo do Sri Lanka em 1995, mas estavam fora de serviço há alguns anos. No início de janeiro do ano passado, foi tomada de colocar as aeronave em voo, em um projeto avaliado em cerca de US$ 7.5 milhões. Em agosto as aeronaves partiram em voo de translado até a Ucrânia.
Atualmente o An-32B é a maior aeronave de transporte operacional da SLAF, e a quarta unidade deverá ser enviada para revisão em breve. O Comando da Força Aérea também está avaliando propostas para reformar os seus dois Lockheed C-130K Hércules (SCH 8801 e SCH 881), fora de serviço há anos.
Os An-32Bs desempenharam um papel vital durante a guerra civil do país, que terminou em 2009, transportando militares, civis, feridos, bens essenciais e munições de e para os Teatros do Norte e do Leste.
@FFO