Chegaram mais Venom e Viper para a República Tcheca. A Força Aérea da Tcheca (CzAF) recebeu recentemente mais um lote de helicópteros Bell AH-1Z Viper e UH-1Y Venom, sedimentado o seu projeto de modernização das Forças Armadas e a transição dos antigos equipamentos de origem soviética por novos modelos ocidentais.
Conforme as imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, um C-17 Globemaster III da USAF pousou no dia 02/10 na 22ª Base de Helicópteros em Náměšť nad Oslavou, transportando pelo menos um helicóptero de ataque AH-1Z Viper (matrícula 0489) e um helicóptero multimissão UH-1Y Venom (0491).
De acordo com o que temos acompanhado, com essa mais recente entrega, a CzAF teria recebido até agora três entregas contendo: quatro Bell AH-1Z Viper (matrículas 0486, 0487, 0488 e 0489) e dois Bell UH-1Y Venom (0490 e 0491).
A força de helicópteros da CzAF está sendo reforçada com 20 novas aeronaves da família Bell H-1 (dez AH-1Z Viper e dez UH-1Y Venom), adquiridos dos Estados Unidos através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), mantido pelo governo americano.
Produzido pela Bell Helicopters Textron, o AH-1Z Viper é um helicóptero de ataque avançado equipado com um canhão rotativo de três canos de 20 mm e capacidade para 650 tiros. Ele pode transportar várias armas, incluindo mísseis antitanque Hellfire, foguetes não guiados HYDRA, foguetes guiados a laser APKWS e mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder. O Viper possui um sistema aviônico integrado sob o conceito “glass cockpit”, fornecendo dados essenciais de voo, controle de sistemas de armas e consciência situacional.
O UH-1Y Venom, também produzido pela Bell Helicopters Textron, é um helicóptero multifuncional projetado para diversas funções, incluindo transporte de tropas, evacuação médica e apoio aéreo aproximado. O Venom está equipado com aviônicos avançados e pode transportar uma variedade de armamentos, tornando-o um recurso versátil para as forças armadas modernas. Suas capacidades complementam as do AH-1Z Viper, oferecendo uma solução aérea completa para diversas operações militares.
Com a chegada desses novos helicópteros a CZAF deverá repassar para a Ucrânia seus Mi-8/Mi-17 e Mi-24/Mi-35 restantes, como já foi feito com pelo menos quatro unidades descomissionadas anteriormente.
@FFO