Chegam os primeiros F-16 da Força Aérea da Eslováquia. A Força Aérea da Eslováquia (SAF) recebe seus primeiros dois caças Lockkeed Martin F-16C/D Bloco 70. A Lockheed Martin produziu cinco jatos F-16 Block 70 para a Eslováquia até o momento, com os nove jatos restantes para a Eslováquia todos em produção. Todos os 14 F-16s da Eslováquia serão entregues até o final de 2025.
As aeronaves matriculadas de 1002 e 1003 pousaram na Base Aérea de Kuchyňa, perto de Malacky, sendo recepcionadas pelo tradicional banho de boas-vindas (water salut), feita pelo bombeiros. A cerimônia de boas-vindas contou com a presença de várias figuras de alto perfil, incluindo o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa, Robert Kaliňák, o Presidente Peter Pellegrini, o Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da República Eslovaca, General Daniel Zmeko, e outros ilustres convidados nacionais e internacionais.
As duas aeronaves F-16C Block 70, fizeram a viagem de translado saindo da fábrica da LM em Greenville, Carolina do Sul, onde a fábrica da Lockheed Martin está localizada. Os jatos foram pilotados por pilotos americanos, conforme estipulado no contrato, que as aeronaves devem ser entregues à Eslováquia em solo europeu. Após a chegada, os jatos foram entregues a Força Aérea, já completos com a insígnia eslovaca.
O Ministro Kaliňák destacou a importância deste marco, afirmando: “O que começamos em 2018 com a assinatura do contrato para a entrega dos F-16s, estamos agora concluindo com sua chegada bem-sucedida à Eslováquia. Essas aeronaves modernas não são apenas um exemplo do avanço tecnológico de nossas forças armadas, mas também simbolizam nosso compromisso inabalável em proteger nossa soberania e garantir a segurança dos cidadãos da Eslováquia e de nossos aliados. Oito pilotos de caça eslovacos concluíram com sucesso seu treinamento no exterior e agora estão prontos para servir na Eslováquia. Além disso, mais dez pilotos estão em vários estágios de treinamento nos EUA. Os pilotos são apoiados por pessoal técnico da Eslováquia, que concluiu ou está atualmente passando por treinamento para manter essas aeronaves sofisticadas.”
Em 2018, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) para a Eslováquia 14 F-16 Bloco 70 por um custo estimado de US$ 2,91 bilhões. Os jatos F-16 Block 70 tem uma vida útil estrutural estendida de 12.000 horas.
A República Eslovaca solicitou também motores F100 Pratt & Whitney; Canhões M61 A1 Vulcan de 20 mm; radares APG-83 Active Electronically Scanned Array (AESA); LINK-16; 16 sistemas de navegação inercial LN260 EGI e mísseis ar-ar AIM-120C7 e AIM-9X e Bombas inteligentes.
A aquisição da aeronave F-16 Block 70 significa o compromisso da Eslováquia em manter altos padrões de segurança do espaço aéreo até a próxima década. O governo alocou US$ 1,87 bilhão para a compra de 14 caças, incluindo materiais e treinamento. Após a chegada dos dois primeiros jatos, espera-se que uma aeronave adicional se junte à frota até o final do ano, com mais cinco chegando em 2025 e as seis restantes em 2026.
A Lockheed Martin tem um backlog de 128 jatos F-16 Block 70/72 a serem produzidos em Greenville, Carolina do Sul, com 12 jatos no total entregues até o momento para parceiros internacionais. No início deste mês, a empresa entregou o 4600º F-16, um testamento da relevância contínua da aeronave ao longo de cinco décadas.
@CAS