Chegam na Grécia os primeiros Rafales DG/EG da HAL. Dia histórico para a Hellenic Air Force (HAL) ou Força Aérea da Grécia. Hoje, 19 de janeiro de 2022, chegaram as ilhas gregas os seis primeiros caças Dassault Rafale. Os gregos passam a ser assim, o 5º país a introduzir em serviço o caça multifuncional francês, o lado das forças aéreas da França, Egito, Qatar e Índia.
As seis aeronaves Rafale da Força Aérea Grega decolaram da planta da Dassault em Istres neste dia 19 rumo a Base Aérea de Tanagra (LGTG), tendo antes do pouso feito um sobrevoo da capital Atenas, o que incluiu um voo sobre a Acrópoles e a sede do Governo Grego. O voo foi realizado por pilotos do 332 Mira (Esquadrão) da HAL, a primeira unidade grega de Rafale.
Após o pouso, a entrega oficial foi presidida pelo Primeiro-Ministro grego Kyriakos Mitsotakis, acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional Nikolaos Panagiotopoulos e pelas altas autoridades gregas, deu-lhes as boas-vindas numa cerimónia. Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, também esteve presente para dar as boas-vindas à sua chegada.
A entrada em serviço operacional no Esquadrão 332 destes seis primeiros Rafales comprova a qualidade da parceria entre Grécia e França, e surge apenas um ano após a assinatura do contrato de aquisição de 18 aeronaves. Ele atesta o excelente relacionamento entre as autoridades gregas e francesas, bem como entre as equipes da Força Aérea Grega e da Dassault Aviation.
Originalmente, as aeronaves que chegara a Grécia hoje foram entregues a HAL na França em 21 de julho de 2021 para iniciar a conversão operacional dos pilotos e mecânicos. A experiência de treinamento ministrada, em particular pela Dassault Aviation, no Centro de Treinamento de Conversão (CTC) em Mérignac, aos pilotos, mecânicos e técnicos do HAF grego, contribui inegavelmente para o sucesso desta primeira entrega. A formação do pessoal continuará nos próximos meses em França e na Grécia. A entrega dos próximos Rafales à HAL começará no final de 2022 com o objetivo de ter toda a frota implantada na base de Tanagra no verão grego de 2023.
“A maestria com que a Força Aérea Grega realizou esta primeira entrega atesta brilhantemente a excelência de nossa cooperação e a solidez de nosso relacionamento histórico com a Grécia por mais de 45 anos. Graças à nossa mobilização, conseguimos responder em tempo recorde às expectativas das autoridades gregas que agora têm o Rafale em território nacional para reforçar a proteção e a soberania do país. Também atesta a qualidade excepcional de nossas aeronaves, confirmada por seus sucessos de exportação. Por fim, reflete o nosso total empenho em satisfazer as necessidades do HAF e participar nas ambições estratégicas da Grécia ” – Éric Trappier.
A HAF encomendou em 25 de janeiro de 2021, um total 18 Rafales ao custo de €2.3 bilhões. O pedido inclui 12 aeronaves ex-AAE e seis novas, produzidos na fábrica da Dassault Aviation. A Grécia passa ser o 5º país a operar o caça francês junto de França, Índia, Catar e Croácia. No final de junho os dois primeiros Dassault Rafale B, ambos ex-AAE, foram vistos nas cores da HAF no pátio da Dassault em Istres.
As aeronaves entregues hoje ao 332 Mira – “Geraki” (Falcão) subordinado a 114ª Ala de Combate, sediado na Base Aérea de Tanagra estão substituindo os Dassault Mirage 2000BG/EG. Os Rafales entregues hoje a HAF foram dois Rafale B F3-R (biplace) e quatro C F3-R (monoplace) que foram designado para HAL como Rafale DG e EG respectivamente. todos são ex-Armée de l’Air et de l’Espace (AAE). São eles os DG HAL 401 e 402 e os EG 410, 411, 412 e 413.
@CAS