Chegam ao Kuwait os dois primeiros Typhoon da KAF. Pousaram na Base Aérea Ali Al Salem, Kuwait, nesta terça-feira (14/12), os dois primeiros Eurofighter Typhoon da Força Aérea do Kuwait (KAF). Na sua chegada, os caças foram recebidos em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades kuwaitianas e italianas. Elas fazem parte de um contrato que envolve a compra de 28 caças pelo governo do país do Oriente Médio.
O voo de translado das novas aeronaves da KAF, futuros KT001 (matrícula italiana provisória M.T. 55243) e KT002 (M.T. 55244), teve suporte de reabastecimento em voo do KC-767 da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), operado pela 14° Stormo, sediada em Pratica di Mare, além da escolta de dois Typhoon da 4°Stormo Caccia, sediada na Base Aérea de Grosseto, Itália.
“O Eurofighter Typhoon que entregamos para a Força Aérea do Kuwait são a versão mais avançada do da história do programa europeu. O país terá uma importante capacidade de defesa aérea e, em sinergia com a Aeronáutica Militare Italiana, treinamos os seus pilotos em nossos centros de treinamento na Itália, formando uma infraestrutura de ponta no Kuwait para receber e manter a frota de 28 aeronaves. O marco que celebramos hoje é fruto de uma colaboração entre os dois países que tem visto instituições, Forças Armadas e Indústria, trabalharem em sinergia” , disse Alessandro Profumo, Diretor Executivo da Leonardo.
O programa Eurofighter é administrado pelo consórcio Eurofighter GmbH, uma empresa sediada em Munique (Alemanha), de propriedade da Leonardo (Itália), BAE Systems (Reino Unido) e Airbus Defense & Space (Alemanha e Espanha). O programa é gerido pela NATO/OTAN Eurofighter & Tornado Management Agency (NETMA), criada para dar resposta às necessidades de aprovisionamento das Forças Aéreas dos quatro países participantes, além de gerenciar a exportação para países aliados. Até o momento, cinco países encomendaram o Typhoon, sendo a Arábia Saudita (72 unidades), Áustria (15), Omã (12), Kuwait (28) e Catar (24), o que totaliza 661 aeronaves comercializadas.
A Leonardo representa cerca de 36% do programa Eurofighter Typhoon, com o fornecimento de componentes e eletrônica embarcada, como o novo radar AESA (Active Electronically Scanned Array) que equipa os Typhoon do Kuwait, e que ampliam o desempenho e a competitividade destas aeronaves.
O contrato de US$ 8,7 bilhões assinado em 2016 entre o Ministério da Defesa do Kuwait e a Leonardo, prevê a entrega de 28 unidades a partir de 2020 para a KAF, sendo 22 monoplaces e seis biplaces. Isso também inclui o treinamento de pilotos e pessoal de terra pela AMI e Leonardo, bem como logística e um pacote de apoio operacional inicial para 3 anos. Atrasos na produção, aliados a pandemia de COVID-19 postergaram as entregas para 2021.
Fonte: Leonardo/AMI
@FFO