Chegam ao Japão os F-35A da USAF para manter defesa aérea aprimorada. Doze Lockheed Martin F-35A Lightning II do 355º Esquadrão de Caça (355th FS) “Falcons” da USAF, pousaram na Base Aérea de Kadena, no Japão. Subordinados à 354ª Ala de Caça (354th FW), os “Falcons” são sediados na Base Aérea de Eielson, no Alaska (código de cauda “AK”).
O Esquadrão F-35A chegou ao Japão para cumprir a missão de garantia da presença contínua de caças de quinta geração no país, depois que a 18ª Ala de Caça começou a retirada de serviço e envio para os Estados Unidos os antigos F-15C/D Eagles (detalhes aqui).
Esta é a primeira implantação dos Lightning II do 355th FS, desde que eles alcançaram a Capacidade Operacional Total (FOC) em fevereiro deste ano. De acordo com um comunicado do Comando da Kadena AFB, os F-35A irão trabalhar em conjunto com unidades locais para manter a capacidades de defesa aérea na defesa do território japonês.
“Operar a partir de Kadena fornecerá aos militares dos ‘Falcons’ uma importante oportunidade de aprimorar nossas habilidades e processos para executar com eficiência implantações ao lado da força conjunta e de nossos aliados”, disse o Tenente-Coronel Michael Mickus, Comandante do 355th FS.
Enquanto a 18th AW continua com o processo de envio dos “Eagles legados” de Kadena para os EUA, o Departamento de Defesa norte-americano (DOD) manterá uma presença de caça estável na região, implantando temporariamente aeronaves mais novas e avançadas para preencher a lacuna deixada pelos F-15s.
“A modernização das capacidades no teatro Indo-Pacífico continua sendo uma prioridade. A transição para aeronaves mais capazes em Kadena exemplifica o compromisso contínuo do DOD em melhorar a postura enquanto constrói a base sólida de nossa aliança com o Japão”, encerrou a nota do Comando de Kadena AFB.
Fonte: USAF
@FFO