CH-6 faz seu debut no China Airshow. Entre os novos sistemas apresentados no no Zhuhai Airshow, que acontece de 28 de setembro a 3 de outubro em Zhuhai, província de Guangdong UCAV MALE Cai Hong 6, abreviado CH-6, desenvolvido pela China Aerospace Science and Technology Corporation. O CH-6 é considerado a grande aposta da indústria chinesa em termos de drones de combate.
A aeronave é movida por dois motores a jato localizados bem acima da seção centro-traseira da fuselagem, que se caracterizada por uma fórmula aerodinâmica baseada em uma fuselagem elíptica, asa baixa e a deriva vertical, e a tradicional formato em “T”. Segundo dado do fabricante, seu peso de decolagem de 7.800 kg com uma carga de sensores de 300 kg e uma carga útil de mais 1.700 kg. O comprimento total é de 15 m e com 20,5 m de envergadura.
A aeronave é um UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle) do tipo MALE (Medium-Altitude Long-Endurance) e seria capaz de atingir velocidade máxima de 800 km/h, com velocidade de cruzeiro entre 500 e 700 km/h a 10.000 metros (30 mil pés) de altitude. O alcance máximo na configuração “apenas de reconhecimento” (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) chegaria a 12.000 km, reduzido para 4.500 na configuração armada. O alcance efetivo obviamente depende do tempo gasto na área alvo.
A aeronave seria capaz de voar por 20 horas em missão ISR e por 8 em missão de ataque. Portanto, ele seria colocado na categoria do GA-ASI Avenger, a variante jato e stealth do Mq-9B Reaper.
@CAS