CH-53K da IAF devem ser entregues em 2026. A Israeli Air Force — IAF (Força Aérea de Israel) espera a chegada dos primeiros helicópteros de carga pesada Sikorsky CH-53K King Stallion em 2026, um atraso de um ano do previsto na assinatura do contrato. Os CH-53K King Stallion irão substituir os CH-53D Y’asur na IAF.
A primeira unidade a receber o novo vetor será o Esquadrão 114 — Night Leaders Squadron. Portanto, em 2023, o 114 Sqn irá transferir seus Sikorsky CH-53D Y’asur ao Esquadrão 118 — The Nocturnal Birds of Prey Squadron, para se preparar para a chegada dos CH-53K. A produção do primeiro exemplar começou em fevereiro deste ano. As 12 aeronaves serão fabricadas na sede da Sikorsky em Stratford, Connecticut, aproveitando a tecnologia avançada da empresa e os processos de produção de construção digital.
A potencial compra foi aprovada em no dia 30 de julho de 2021 o Departamento de Estado Americano (US DoD) via FMS (Foreign Military Sales) com o governo de Israel de 18 CH-53K King Stallion a um preço estimado de US$ 3,4 bilhões. O Ministério de Defesa Israelense já tinha anunciado em 25 de fevereiro deste ano que havia escolhido o helicóptero de transporte pesado Lockheed Martin CH-53K King Stallion em prol do Boeing CH-47F/MH-47G Chinook, como o substituto dos CH-53D Ya’sur (CH-53D Stallion) da Força Aérea de Israel (Heyl Ha’Avir).
Posteriormente, Israel assinou em 30 de dezembro de 2021 um contrato de US$ 3,1 bilhões com o governo dos Estados Unidos para a compra de 12 helicópteros Sikorsky CH-53K King Stallion e duas aeronaves de reabastecimento em voo Boeing KC-46A Pegasus. O contrato ratificou as negociações entre os dois países via FMS, que vinham ocorrendo ao longo de 2021. O acordo selou a compra dos CH-53K que representam um preço de US$ 2,4 bilhões do montante de US$ 3,1 bilhões.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS