CH-53 da US Navy recebe tablet comercial como display de missão. O Comando de Aviação Naval da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR), recentemente integrou um tablet comercial no painel de instrumentos de um helicóptero de transporte pesado CH-53E Super Stallion. O objetivo é modernizar as aeronaves mais antigas com sistemas baratos, seguros e de rápida integração.
O Escritório do Programa de Helicópteros de Carga Pesada H-53 (PMA-261) integrou com sucesso um gadget comercial como um display de missão principal em uma aeronave naval, substituindo o antigo instrumento por outro de maior capacidade com um custo muito inferior em comparação ao desenvolvimento de um aviônico aeronáutico específico.
Atualmente, o painel de instrumentos do CH-53E Super Stallion conta com dois Smart Multi-Function Color Displays (SMFCD), que servem como monitores de missão principal e fornecem informações de navegação, missão, ameaças, mapas em tempo real (inclusive com imagens em infravermelho), entre outras.
Os atuais SMFCD sofrem panes complexas que afetam a disponibilidade da frota, e demandam longo tempo para reparos. Além disto, qualquer atualização em seus subsistemas necessitam grandes investimentos e extensos cronogramas. Diante disso, o PMA-261 busca uma solução inovadora para solucionar este problema.
Em um trabalho conjunto com outros departamentos internos e parceiros da indústria, o PMA-261 desenvolveu um sistema conhecido como o Mission Data Extender (MDE) para substituir os antigos SMFCD.
Para alcançar as capacidades atuais do SMFCD, o novo MDE incorporou uma combinação de componentes exclusivos das forças armadas e dispositivos comerciais, como tablets facilmente encontrados no mercado. Alguns subsistemas e hardwares foram desenvolvidos, como um barramento para conexão de aviônicos, o sistema seguro de comunicação via wifi, entre outros. Além disso, a equipe criou o suporte de rápida conexão do MDE no painel do CH-53 que, inclusive, mantém o dispositivo em carregamento contínuo.
O tablet, chamado MAGTAB (Marine Air-Ground Tablet), pode ser acoplado no painel ou usado “na mão”, e contém um software de arquitetura aberta que fornece todos os dados de missão e informações disponibilizados pelo SMFCD legado. O mesmo MAGTAB pode ser usado para planejamento de missão, briefing/debriefing, emissão de relatório, entre outras funções, sem a necessidade da utilização de mídias removíveis.
O MDE também fornece uma nova capacidade ADS-B, bem como a conectividade de dados via Sistema Objetivo do Usuário Móvel (MUOS) por meio de rádios portáteis terrestres. Como um aprimoramento adicional de capacidade integrada, o novo MDE foi projetado para interagir com o sistema DataLink16 e ANW2 DI.
“O CH-53E agora tem um display de missão baseado em WiFi, alimentado pela aeronave, totalmente integrado com terminais de dados e e capaz de planejar missões expedicionárias walk-on/walk-off”, disse disse LCDR Neil Whitesell, oficial do projeto de aviônicos do PMA-261.
O MDE foi um exemplo da capacidade de inovação e integração do NAVAIR, trazendo toda a capacidade do SMFCD legado, concentrando todos os dados em uma única interface no painel de instrumentos baseado em um tablet comercial. O MDE representou um enorme salto em capacidade e prontidão, com menos de um terço do custo e do cronograma para atualizar o display antigos SMFCD.
Fonte: NAVAIR
@FFO