CH-47 do US Army transporta histórico F-80 da Iowa ANG. Um CH-47 da Guarda Nacional do Exército de Iowa do US Army transportou no último dia 15 de setembro um histórico F-80C da Guarda Aérea Nacional de Iowa no dia 15 de setembro, para a instalação de pintura da Guarda Aérea Nacional em Sioux City — Iowa, onde será repintado.
O F-80 USAF foi içado de uma fita estática na sede do Gold Star Military Museum, Camp Dodge NGB, Des Moines, Iwoa, sendo levado à instalação de pintura da Guarda Aérea Nacional em Sioux City. O monomotor da Lackheed foi levado pelo CH-47F (10-08817) do Company B, do 1st Battalion do 171st Aviation Regiment da Guarda Nacional de Iowa. A aeronave da década de 1950 estava em exibição pintada com as marcações do 174th Fighter Intecerptor Squadron (174th FIS), que foi o antecessor da 185th Air Refuelling Wing em Sioux City.
O Lockheed F-80 Shooting Star (originalmente P-80) foi o primeiro avião a jato da USAAF (United States Army Air Force) sendo introduzido em janeiro de 1944, no final da 2ª Guerra Mundial. Em setembro de 1947, com a criação da USAF os F-80 foram transferidos da USAAF para a nova força.
No início dos anos 1950, o 174th FIS de Iowa foi equipado com o F-84 um pouco mais novo, mas em 1951 tudo mudou. Pilotos dos F-84 eram necessários na península coreana e na Europa, à medida que a ameaça do comunismo se espalhava. Quando a unidade retornou a Sioux City, eles foram reequipados com os F-80C para manter os pilotos ativos até que eles se convertessem em aeronaves mais novas. Embora a fuselagem tenha durado pouco na Iowa ANG, o F-80 e suas variações, como o T-33, provaram ser uma aeronave sólida e confiável. A USAF aposentou oficialmente o F-80 em 1959 e o T-33 do F-80 continuou a ser empregado nos EUA e por outras nações.
Durante o voo sobre Iowa nesta semana, o Iowa ANG F-80 estava nas mãos capazes do CH-47 Flight Engineer Staff Sgt. Jesse Ayala. Ayala disse que o carregamento da aeronave para Sioux City permitiu que eles praticassem métodos de recuperação de aeronaves. “O que fizemos hoje é uma ótima prática para a missão real que temos que fazer”, comentou Ayala. Ayala acrescentou que a recuperação de aeronaves abatidas é uma parte importante da missão CH-47. Ele disse que mover o F-80 permite que sua equipe obtenha grande experiência enquanto se move em um ritmo seguro. “Em uma missão no mundo real, poderia salvar vidas e equipamentos”, acrescentou Ayala.
Masquem é o F-80 içado pelo Chinook? Na prática é um Lockheed P-80C-1-LO fabricado pela Lockheed em Burbank, Califórnia e designado como NF-80C (c/n 080-1932) na USAF, sendo matriculado como AF 47-0171 e entrando em carga no final de 1947. Após anos de operação foi retirado de serviço em 1958 e esticado. Em 1995 foi colocado em exposição no Rickenbacker Airport, Columbus/OH. Em março de 2001 foi transportado por terra para Sioux City, para restauração e exibição na sede da Iowa ANG, mas foi inicialmente colocado em armazenamento. Foi exposto em 2002 como USAF 47-0171 com marcas na Ohio ANG (164th Fighter Squadron) na Sioux City Air National Guard Base (ANGB) em Sioux City, sede o 185th ARW. Em janeiro de 2011 foi recolhido na própria Sioux ANGB para ser restaurado, sendo remarcado com a matrícula de um F-80C (USAF 55-6626) e marcas do 174th FIS, sendo levado para o Iowa Gold Star Military Museum, onde se encontrava até então.
Ao manter aeronaves históricas em exibição, organizações como a Guarda Nacional de Iowa também têm a obrigação de garantir que as aeronaves sejam mantidas em boas condições.
Após ser repintada, a aeronave será colocada de volta em exibição estática novamente em Camp Dodge (Iowa Gold Star Military Museum), onde servirá para educar e inspirar os visitantes sobre a rica história da Guarda Nacional de Iowa.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS