CGNA treina militares para atuar no gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou recentemente a cerimônia de encerramento do Curso de Capacitação para Gerente de Célula de Gerenciamento de Fluxo (CGN 005), que visa assegurar o balanceamento entre a capacidade de atendimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda dos movimentos aéreos do país.
Durante a solenidade realizada em 02 de junho, o Adjunto da Divisão de Operações do CGNA, Major Aviador Bruno Antunes Ramos, parabenizou os formandos pela conclusão do curso e ressaltou a importância da atividade. “Nós somos a engrenagem que faz os órgãos de serviço de tráfego aéreo, as companhias aéreas e as administradoras aeroportuárias atuarem em conjunto. A partir de agora, vocês fazem parte desse trabalho e esperamos juntos manter essa progressão e sempre melhorar a gerenciamento de fluxo no Brasil”, pontuou o Major Bruno.
O curso teve início no dia 15 de maio e foi dirigido aos controladores de tráfego aéreo que atuam como Gerentes nas Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC) dos Regionais. “É competência do Gerente analisar e sugerir a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, com o objetivo de manter a demanda de tráfego compatível com a capacidade”, explicou o Coordenador do curso, Capitão Arnaldo Santana de Araújo.
Participaram militares dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo de Brasília, Recife e Curitiba (CINDACTA I, III e IV) e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).
O treinamento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira fase, teórica e a segunda, de estágio prático simulado. Foram abordados durante o curso assuntos como a evolução do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), a estrutura da Divisão de Operações do Centro, as legislações vigentes, os parâmetros de decisão, a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), além dos sistemas operacionais como SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) e TATIC (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo).
O Orador da turma, Sargento Iuri Borges do Carmo Caldeira, agradeceu o profissionalismo de toda equipe envolvida no curso e destacou a importância do aprendizado. “Através do conhecimento adquirido, conseguimos enxergar o tráfego aéreo de um ponto de vista até então pouco conhecido pela maioria dos operadores, mas de grande importância para que o Brasil seja referência na América do Sul quanto à segurança e ao fluxo de tráfego aéreo”, afirmou.
Fonte: DECEA/FAB
@FFO