CGNA ativou o Centro de Informação Aeronáutica (C-AIS). Nos últimos anos, o Serviço de Informação de Voo (AIS) tem se renovado, passando de um serviço prestado, para o gerenciamento da informação. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) desenvolveram uma arquitetura de Centralização do Plano de Voo, que coloca o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) como um Centro de Informação Aeronáutica (C-AIS). Tal processo permitirá um eficaz gerenciamento do fluxo das intenções de voo, incorporando à informação aeronáutica atributos, tais como rastreabilidade, precisão, consistência e confiabilidade.
Diante disso, em 17 de maio, entrou em operação o C-AIS CGNA, assumindo 50% da demanda de intenção de voo da Sala AIS do Aeroporto de Confins (MG). Gradativamente, o C-AIS CGNA assumirá todo o movimento de Confins, assim como a demanda de mais três C-AIS de Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), tornando-se o responsável pelo processamento de cerca de 33% das mensagens de Serviço de Tráfego Aéreo do Brasil.
De acordo com o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, o processo de Centralização de Planos de Voo trará ganhos significativos para a operacionalidade dos C-AIS no escopo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB). “A reestruturação do processo de tratamento dos planos de voo proporcionará uma melhora significativa no tocante ao aproveitamento dos recursos humanos e materiais, além de permitir a padronização dos procedimentos relativos ao trâmite das mensagens. Os usuários do SISCEAB serão beneficiados com uma maior padronização e confiabilidade na prestação do serviço”, afirmou.
Conforme o Programa de Implementação da Centralização de Planos de Voo, esse transcurso rumo à centralização foi planejado em etapas com o objetivo de proporcionar interoperabilidade entre o Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), permitindo que as bases de dados de ambos estejam compativelmente atualizadas, sem discrepâncias.
Segundo o Comandante de CGNA, Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, a atividade AIS passará por substanciais transformações. “O CGNA tem investido maciçamente na capacitação de seus profissionais, levando em consideração o nível de complexidade das áreas de jurisdição que serão absorvidas pelo C-AIS”, declarou.
O plano de gerenciamento do projeto prevê que, em janeiro de 2024, todo esse processo esteja finalizado, passando para uma configuração operacional composta por mais três Centros de Informação Aeronáutica: C-AIS RJ (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero), C-AIS RE (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA III) e C-AIS CGNA.
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