

Cees-Jan van der Ende — “A aviação perde o Holandês Voador!” O renomado fotógrafo e jornalista aeronáutico holandês Cees-Jan van der Ende, que era colaborar exclusivo para o Brasil para a Revista Força Aérea, nos deixou no dia 21 de julho.
Um notícia triste surpreendeu o mundo da aviação, em especial da imprensa especializada na cobertura da aviação militar, com a passagem precoce do excelente fotógrafo e jornalista holandês Cees-Jan van der Ende aos 56 anos. Ele faleceu no dia 21 de julho aos 56 anos. A causa de sua morte não foi divulgada pela família.
Nascido na Holanda, em 18 de março de 1969, “CJ” como era conhecido, era um cidadão do mundo, que adorava o Brasil. Jornalista especializado em aviação, CJ era mais conhecido por ser um fotógrafo talentoso especializado em aviação, em especial, na arte de fazer fotografias ar-ar.

Seu “talento em congelar momentos ar-ar” de diversas aeronaves de combate, lhe deu a oportunidade de voar em diversos avões, acumulando uma bagagem de voo que poucos tiveram a oportunidade de ter.
Aeronaves como A-4, T-2, T-35, T-37, A-29, A-36, F-4, F-5, F-16, Kfir, Su-22, MiG-29, além de inúmeras aeronaves de transporte, reabastecimento em voo e helicópteros, voadas pelo “CJ” para criar simplesmente arte!

Como sua família postou nas redes sociais:
“Cees-Jan foi um fotógrafo de aviação de renome mundial, cuja paixão, talento artístico e maestria técnica inspiraram inúmeras pessoas em todo o mundo. Através de suas lentes, ele capturou não somente aeronaves, mas o próprio espírito do voo — momentos suspensos no tempo que contavam histórias de velocidade, potência e elegância. Seu trabalho apareceu em publicações de prestígio e adornava as paredes de entusiastas e profissionais da aviação. Mas, além das imagens notáveis que criou, Cees-Jan será lembrado por sua dedicação, humildade e a intensidade silenciosa com que exercia sua arte. Lamentamos não somente a perda de um artista brilhante, mas também de um querido colega, amigo e ser humano. Sua ausência deixa um vazio que não pode ser preenchido. Solicitamos privacidade e compreensão enquanto as pessoas mais próximas a ele processam esta perda imensurável. Descanse em paz, Cees-Jan. Sentiremos muita falta de você e jamais o esqueceremos”.
Ao longo de sua carreira, CJ publicou seus textos e principalmente suas fotos em inúmeros sites, revistas e livros, sem reconhecido mundialmente do mundo todo, o que o tornaram conhecido e requisito por diversos meios do jornalismo especializado em aviação.

Para nós, da Revista Força Aérea, sua passagem representa não só a parda de um colega talentoso e criativo, mas de um grande amigo e parceiro, sempre bem-humorado e pronto a ajudar.
Cees-Jan era fotógrafo exclusivo para o Brasil da RFA, e ao longo dos anos, nos brindou com várias matérias, fotos e capas, como algumas que vemos abaixo.
A matéria de capa da edição 154 de junho de 2025 (texto e fotos), por exemplo, é de sua autoria e pode ser vista e lida na íntegra aqui. É um show de imagens. Foi seu último texto publicado em português, ao qual tivemos a honra de editar.

Caro amigo, você se foi cedo demais. Descanse em paz. Mas, tenha a certeza que seu trabalho, sua arte, o manterá vivo e sempre lembrado por todos aqueles da mídia especializada, entusiastas da aviação e de fotografia.
Obrigado!

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS