• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

CBMRS recebeu sua 1ª aeronave que ficará baseada na Base Aérea da FAB em Canoas (RS)

12 de julho de 2023
CBMRS recebeu sua 1ª aeronave que ficará baseada na Base Aérea da FAB em Canoas (RS) - Foto: CBMRS.
CBMRS recebeu sua 1ª aeronave que ficará baseada na Base Aérea da FAB em Canoas (RS) – Foto: CBMRS.

CBMRS recebeu sua 1ª aeronave que ficará baseada na Base Aérea da FAB em Canoas (RS). O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) incorporou oficialmente a primeira aeronave da sua história. O helicóptero Leonardo AW119Kx Koala ficará sediado na Base Aérea de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

A aeronave, matrícula PS-COA, código-rádio “RESGATE 01”, foi adquirida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul por aproximadamente R$ 21,7 milhões. Conforme noticiamos em primeira mão no início deste ano, a aeronave chegou ao Brasil em fevereiro, após um longo voo de translado desde a fábrica nos Estados Unidos (sabia mais).

O “RESGATE 01” chegou ontem (11/07) na sua nova casa, o hangar do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) “Esquadrão Pégaso”, localizado na Base Aérea de Canoas (RS) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Equipe da Companhia Especial de Busca e Salvamento em Canoas (Foto: CBMRS).
Equipe da Companhia Especial de Busca e Salvamento em Canoas (Foto: CBMRS).

O Tenente-Coronel Ricardo Mattei é um dos pilotos do AW119Kx, e também Comandante da Companhia Especial de Busca e Salvamento do CBMRS, à qual o helicóptero estará vinculado. Ele integrou a equipe que trouxe a aeronave do sul dos EUA até o sul do Brasil, em uma missão que durou 19 dias.

“Foi uma viagem longa, em que cobrimos uma distância de quase 10 mil quilômetros voados com a aeronave em condições praticamente de cruzeiro, pousando em vários locais até a chegada. Utilizamos os equipamentos de voo por instrumento para fazer a navegação sobre o oceano Atlântico, entre as ilhas da América Central, até a chegada ao continente pelo Amapá”, disse o Ten Cel Mattei, durante a cerimônia de incorporação da aeronave.

Equipado com modernos aviônicos e sistemas de navegação, o AW119Kx tem autonomia de 02h30min de voo, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 245 km/h (máxima 280 km/h) e um raio de ação de de até 500 quilômetros sem necessidade de abastecimento.

O helicóptero monomotor utilitário Leonardo AW119 Koala tem capacidade para dois pilotos e até seis tripulantes operacionais, ou uma maca em configuração para missões aeromédicas. Permite o transporte e o suporte médico adulto, infantil e neonatal e atendimento de urgência capaz de atender a um paciente em estado grave.

Possui um guincho lateral para içar bombeiros e vítimas, bem como um gancho de transporte externo sob a fuselagem com capacidade para até 1,2 toneladas. Esse dispositivo possibilita o uso de bambi bucket com capacidade de 820 litros de água, adquirido pelo CBMRGS, e que possibilita o combate incêndios florestais.

Em 2017 o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do sul foi desvinculado da Polícia Militar do RS, passando a atuar como órgão independente.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login