

CBMMS emprega aeronaves Air Tractor no combate a incêndios na capital Campo Grande. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) está empregando aeronaves Air Tractor 802F em operações de combate a incêndios de grande proporção em áreas de vegetação em Campo Grande e região metropolitana. A medida é pioneira no estado e, até então, só havia sido adotada no Brasil pelo Distrito Federal.

O objetivo é tornar o combate mais ágil e eficiente, reduzindo os impactos do fogo, principalmente, em áreas de preservação e protegendo o patrimônio da população. Na primeira operação aérea realizada em Campo Grande no dia 22 de agosto, o GOA atuou em três bairros no setor sul da capital, onde foram lançados um total de 20 mil litros de água, em sete abastecimentos de três mil litros cada.

Segundo o Major Vinícios dos Santos Frotté, comandante da primeira operação real com o Air Tractor PS-IMS “Bombeiro 04”, considerou a missão bem sucedida. “Esse foi um trabalho inicial e agora vamos levantar todas as necessidades a fim de aprimorar as operações aqui em Campo Grande e realizá-las de forma permanente. As avaliações acontecem durante o atendimento a essas ocorrências de incêndio e depois delas. O objetivo é que o uso dessas aeronaves possa auxiliar as demais equipes que já realizam esse combate no terreno”, explicou, ressaltando que a as aeronaves serão empregadas principalmente no combate a incêndios florestais na região metropolitana da capital.

Campo Grande vem registrando, desde julho, um aumento expressivo de incêndios em vegetação, sendo que em dias críticos o CBMMS recebe cerca de 50 chamados. O cenário é agravado por fatores climáticos, como o calor intenso, a baixa umidade relativa do ar e o tempo seco.

Estudo de viabilidade para uso de aeronaves em áreas urbanas
O GOA em conjunto com a Concessionária de Energia do Estado do Mato Grosso do Sul previamente mapearam a área de atuação das aeronaves, apontando redes de alta tensão, torres e superpostes. Um acordo com o órgão responsável pelo Controle de Tráfego Aéreo local garante a segurança das operações sem prejudicar o fluxo de aeronaves dos aeroportos. Campo Grande também foi mapeada por quadrantes, identificando áreas de maior risco e recorrência de incêndios.

O GOA do CBMMS conta com dois Air Tractor AT-802F, o PS-IMS “Bombeiro 04” e o PS-IMA “Bombeiro 05” adquiridos entre 2021 e 2022 pelo governo estadual. Cada aeronave tem capacidade para transportar até 3.100 litros de água, lançados de uma só vez ou em frações menores através do sistema computadorizado FRDS GEN III (Fire Response Dispersal III). Para suporte às operações aéreas, o GOA conta com dois tanques de 20 mil litros, motobombas e mangueiras para reabastecimento, um procedimento que leva entre 3 e 4 minutos. Cada voo de lançamento dura em média 6 minutos.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO