CBMMG recebe novo Leonardo AW119Kx Koala. O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recentemente incorporou um novo helicóptero Leonardo AW119Kx Koala. A aeronave foi apresentada no dia 02/07, durante a cerimônia alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros, realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG).
O novo Koala, matrícula PS-USA código “ARCANJO 12”, é parte de uma encomenda maior realizada pelo governo do Estado de Minas Gerais, envolvendo três Leonardo AW119Kx Koala e dois Airbus H145 Esquilo bimotores.
Fabricado pela unidade da Leonardo na Filaélfia, Estados Unidos, o novo ARCANJO 12 foi destacado pelo Comando do BOA para a 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (4ª CEOA), sediada na cidade mineira de Uberaba.
“Foram adquiridos cinco helicópteros para compor o suporte aéreo avançado de vida, combate a incêndio florestal e vistoria em barragens. Esses helicópteros vêm com equipamentos especiais, como guinchos e ganchos para salvamentos de difícil acesso. Serão recursos muito importantes, que servirão para abertura de novas bases, em Juiz de Fora (na Zona da Mata) e Governador Valadares (Rio Doce), e também servirão para renovar a frota que é utilizada nas bases do Batalhão de Operações Aéreas (BOA)”, informou a Tenente Coronel Karla Lessa, Comandante do BOA/CBMMG.
O segundo AW119 Koala já está em Belo Horizonte passando por homologações e montagem dos kits. A chegada das demais aeronaves está prevista para segundo semestre deste ano e em 2025. Atualmente o BOA/CBMMG conta com dois aviões Cessna 208EX Grand Caravan e cinco helicópteros, sendo 01 H145, 02 AS350B2, 01 AS350B3 e o AW119Kx Koala.
“É um novo modelo de aeronave mais moderna, que tem capacidade de levar piloto e copiloto, sem necessidade de retirar o copiloto para transporte de pacientes, o que não acontece nas aeronaves mais antigas. Isso dá mais segurança e agilidade nas nossas operações”. completou Karla Lessa.
O ARCANJO 12 está equipado com guincho de salvamento para missões de salvamentos, além de estar equipado com uma UTI para missões aeromédicas. Com o novo AW119Kx, o Estado de Minas Gerais passa a ser o maior prestador de serviço aeromédico do SUS do Brasil. Atualmente, o Sistema Único de Saúde tem a disposição 20 aeronaves com capacidade de transporte aeromédico espalhados pelo País.
@FFO