CBM do Acre receberá Grand Caravan aeromédico. O Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) se prepara para receber um Cessna 208B Grand Caravan EX em configuração aeromédica. A compra da aeronave foi possível através uma cooperação entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 14ª Região (AC/RO) e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE).
O processo de compra da aeronave, avaliada em R$ 28.748.424,43, foi iniciado em 2023, quando o CBMAC apresentou ao MPT um projeto de captação dos recursos. O planejamento contou com a participação da Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE) que prestou suporte jurídico para que o Estado recebesse recursos provenientes de decisões em ações trabalhistas. O restante do montante será pago pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre.
O comandante do Grupamento Aéreo do CBMAC, Capitão Dyego Vieira, informa que as instituições estão em processo de quitar as parcelas restantes. “Temos nos movimentado porque a venda da aeronave é feita em dólar, que tem flutuado muito, então quanto antes quitarmos, menos prejuízo teremos ao erário. O Processo Licitatório para o objeto em questão é caracterizado como uma licitação internacional, onde um representante nacional do fabricante da aeronave realiza os trâmites conforme cotação do dólar vigente, no dia da transferência segue-se a base legal conforme dados do boletim de cotação do Banco Central do Brasil. O primeiro pagamento foi para configurar a relação contratual entre a administração pública e a fabricante, com garantia assegurada por meio de Carta Fiança, o segundo é na prévia da entrega do avião e o terceiro pagamento é depois da entrega”, disse.
A Cessna Aircraft já iniciou a produção do C208EX destinado ao CBMAC, após o pagamento da primeira parcela no valor de R$ 9.895.917,17 realizada em dezembro de 2023. A previsão é que a aeronave chegue no Acre em setembro de 2025.
O monomotor Cessna Grand Caravan é amplamente utilizado por forças públicas no Brasil e exterior. Suas capacidades operacionais permitirão que esquipes do CBMAC cheguem em locais remotos como aldeias indígenas, regiões de florestas, assentamentos isolados, levando suporte em missões de emergências para evacuações aeromédicas, distribuição de vacinas e suprimentos, defesa civil e desastres humanitários.
@FFO