Cazaquistão recebeu o primeiro Airbus A400M Atlas. A Força Aérea do Cazaquistão recebeu ontem (05) o primeiro de dois Airbus A400M Atlas encomendados. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Almaty, capital do País, onde foi recebida em uma cerimônia festiva com a presença do Ministro da Defesa, Coronel General Ruslan Zhaksylykov, demais autoridades e convidados.
Em seu voo de translado desde Sevilha, Espanha, a aeronave ostentou o adesivo com a matrícula de provisória de fábrica A4M139 – 139º A400M produzido (c/n 139) – sobre a futura matrícula militar (bort number) “Vermelho 21”. A entrega ocorreu seis meses após o voo inaugural da aeronave.
Além da pintura brilhosa, incomum nos A400M entregues pela Airbus, outros detalhes chamam a atenção na aeronave cazaque, como o brasão de armas representado pela estrela vermelha oriunda do passado soviético do País e a ausência da sonda de reabastecimento em voo, dispositivo padrão no Atlas.
Em setembro de 2021, o Governo da República do Cazaquistão firmou a compra de dois Airbus A400M Atlas, juntamente com um pacote completo de suporte técnico e treinamento. Não há informações oficiais quando a segunda aeronave será entregue.
A Força Aérea do Cazaquistão se tornou o décimo operador do A400M. A carteira de pedidos da Airbus para o Atlas inclui Alemanha (53 aeronaves), França (50), Reino Unido (22), Espanha (27), Turquia (10), Bélgica (07), Malásia (04), Luxemburgo (01) e Indonésia (02 + 02 opções).
@FFO