Catar recebe os primeiros F-15QA Advanced Eagle. Os quatro primeiros Boeing F-15QA Advanced Eagles da Força Aérea do Emirado do Catar (QEAF), iniciaram em 27 de outubro, o voo de translado de mais de 12 mil quilômetros, até o Oriente Médio. A esquadrilha estava composta pelas seguintes aeronaves: 17-0006, 17-0013, 17-0014 e 17-0015.
Os jatos partiram das instalações da Boeing no Aeroporto Internacional St Louis-Lambert(STL/KSTL), em voo direto para RAF Lakenheath, no Reino Unido. No trajeto, a esquadrilha deveria encontrar o KC-10A Extender da USAF, código de chamada “GOLD11”, para reabastecimento em voo, o que acabou não ocorrendo devido a problemas técnicos no reabastecedor.
Foi necessária uma escala não programada no Aeroporto Internacional de Bangor, no Maine, e após o reabastecimento, a esquadrilha com quatro jatos prosseguiu para o Reino Unido, onde pousou na quinta-feira (28/10) na RAF Lakenheath.
O F-15QA (Qatar Advanced) incorpora tecnologias de última geração, incluindo novos hardpoints para maior carga útil, radar AN/APG-82 AESA (Advanced Eletronicically Scanned Array), Joint Helmet-Mounted Cueing Systems (JHMCS) para o piloto e o oficial do sistemas de armas (WSO), Large Area Displays de 10×19 polegadas (LADs, Head-Up Display (HUD) de baixo perfil em ambos os cockpits, fly-by-wire digital e motores General Electric F110-GE-129. Um novo recurso que equipa o F-15QA são os sensores do Sistema de Alerta de Aproximação de Mísseis (MAWS).
Em 2017 o governo do Catar assinou um contrato com a Boeing para a aquisição de 36 caças F-15QA Advanced Eagles e suporte associado, através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governos dos EUA. No último dia 25 de agosto, a Boeing, com a colaboração da USAF e da QEAF, realizou a cerimônia de apresentação oficial do F-15QA Ababil, nas suas instalação em St. Louis.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO
.