Catar é o segundo operador militar do Pilatus PC-24. A Força Aérea do Emirado do Catar (QEAF) adquiriu dois jatos executivos Pilatus PC-24. A informação foi divulgada pelo fabricante de aeronaves suíço Pilatus Aircraft em seu relatório anual, publicado em 22 de abril.
O contrato entre a Pilatus e o governo do Catar foi assinado em novembro de 2020, e inclui suporte por cinco anos para assistência técnica in loco das aeronaves. A QEAF pretende usar os PC-24 no treinamento de pilotos e transporte VIP. Possivelmente os jatos serão integrados ao Al Zaeem Mohamed Bin Abdullah Al Attiyah Air College, sediado na Base Aérea de Al Udeid.
“A nossa frota de treinadores Pilatus PC-21 tem sido a espinha dorsal de nosso sistema de treinamento de pilotos nos últimos seis anos. Com base nessa boa experiência, decidimos usar o PC-24 para fornecer treinamento multimotor avançado para nossos pilotos e também para transporte VIP”, disse o General Eisa Rashid Al-Mohannadi, Comandante da Academia da QEAF.
Com esta aquisição, o país do Oriente Médio passou a ser o segundo operador militar do PC-24 no mundo, ao lado da Força Aérea da Suíça, que desde 2019 opera uma aeronave (T-786) na Unidade de Transporte (LTDB).
O jato executivo Pilatus PC-24 voou pela primeira vez em 11 de maio de 2015. Está equipado com dois motores Williams FJ44-4A, que lhe conferem uma velocidade de cruzeiro de 780 km/h e um alcance de até 3.600 quilômetros. Pode ser operado por um ou dois pilotos voos de transporte para até 10 passageiros, pequenas cargas ou em missões aeromédicas. Seu principal diferencial é a certificação para operações em pistas não pavimentadas, como grama, terra e neve.
O relatório anual da Pilatus Aircraft indicou que no ano passado, a fábrica suíça entregou 129 aeronaves, sendo 41 PC-24, 82 PC-12NGX e seis PC-21.
@FFO