Carabineiros italianos receberam o sexto Leonardo AW169M. O Comando de Aviação dos Carabineiros da Itália, ou Servizio Aereo dell’Arma dei Carabinieri, recebeu o seu sexto helicóptero Leonardo AW169M, como parte do programa de modernização da frota. Além das novas aeronaves, o programa também inclui serviços de suporte técnico e treinamento de mecânicos, pilotos e demais tripulantes.
Nos últimos anos, a frota de helicópteros dos Carabinieri recebeu os modelos AW139, AW119Kx e AW169M, todos fabricados pela italiana Leonardo em Vergiate, no norte do País. Essas aeronaves atendem toda gama de operações realizadas pelos Carabineiros, desde patrulha e reconhecimento aéreo, apoio às operações policiais, serviços humanitários, busca e salvamento, combate à incêndios, e muitas outras.
Os AW169M recebidos pelos Carabinieri tem uma configuração especial, que inclui guincho de resgate, cortador de cabos, sistema fast rope, gancho de carga externa, sistema avançado de proximidade ao solo, cabine compatível com óculos de visão noturna e holofote. Outros equipamentos e sistemas de missão fornecidos pela Leonardo estão integrados ao helicóptero, incluindo, sensor eletro-óptico LEOSS II, console de missão, transponder IFF, rádio tático e o sistema de prevenção de colisão OPLS (Obstacle Proximity LiDAR System).
As Forças Armadas e de Defesa Pública da Itália optaram pelo AW169M para substituir antigos modelos de helicópteros, e contam com a vantagem da abrangente logística de manutenção, peças de reposição, certificação e de treinamento por conta da crescente frota da versão civil AW169.
A frota global de AW169 (incluindo a versão militarizada AW169M), tem mais de 170 unidades entregues para operadores de quase 30 países. De acordo com a Leonardo, a frota mundial do modelo já ultrapassou 170.000 horas de voo em diversos cenários operacionais. Até o momento, os pedidos para a família AW169/AW169M acumulam mais de 320 unidades, que serão entregues para operadores civis e militares em todo mundo.
Fonte: Leonardo
@FFO