A Airbus Defense & Space informou no dia 26 de junho de 2020 que irá integrar 115 radares AESA (Active Electronically Scanned Array) Euroradar Captor-E a frota de aeronaves Eurofighter Typhoon das Forças Aéreas da Alemanha (Luftwaffe) e da Espanha (Ejército del Aire). O contrato assinado em junho prevê que o radar seja integrado inicialmente em 110 aeronaves da Alemanha e em outras cinco da frota espanhola.
No caso da Luftwaffe, as aeronaves a serem modificadas são dos Tranche 2 e 3, devendo ser entregues até 2023. Além de modificar 110 aeronaves operacionais, o Captor-E também será instalado em um novo lote de 38 aeronaves que, provavelmente, serão encomendadas antes do final do ano para reforçar a defesa aérea Alemã. A instalação do Captor-E para a Luftwaffe será feita Manching, Alemanha; já para o Ejército del Aire os trabalhos vão se realizar em Getafe, Espanha, feitos pela Airbus em parceria com as empresas do consórcio Euroradar Hensoldt (Alemanha) e Indra (Espanha).
“Com a Eurofighter equipado com o Captor-E, a Alemanha e a Espanha estão investindo em uma forte espinha dorsal da defesa aérea européia e no projeto líder da indústria de defesa do continente”, diz o executivo-chefe da Airbus Defense & Space, Dirk Hoke.
O radar AESA Captor-E dará a frota de Eurofighter um maior alcance de detecção e rastreamento; capacidade avançada ar-superfície e medidas aprimoradas autoproteção. O Captor-E também está sendo oferecido a nas concorrências internacionais que o Typhoon está participando na Finlândia e na Suíça.