Capacitação de manutenção de 3° escalão em um SH-16 Seahawk. O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) da Marinha do Brasil (MB), realizou mais uma operação de reparo inédita, desta vez envolvendo a substituição de um componente em um helicóptero SH-16 Seahawk do 1 ° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1).
Conforme o comunicado do Comando da Força Aérea Naval (ComForAerNav), entre 09 e 20 de agosto, o GAerNavMan realizou a substituição da “Bucha do Fitting” do pylon de um SH-16. O conjunto de fitting tem a função de sustentar o estabilizador horizontal e é responsável por fazer a conexão entre o pylon e o estabilizador horizontal da aeronave.
O GAerNavMan realizou a inspeção “BRAVO” da aeronave N-3035, onde foi observado desgaste excessivo no referido componente. De acordo com o manual do fabricante, a remoção, inspeção e instalação de uma nova bucha não seria possível de ser realizada a nível operacional, apenas a nível do fabricante.
Dessa forma, por iniciativa do setor de engenharia deste Grupo, foi elaborado um estudo que viabilizasse o reparo da “Bucha do Fitting” pelos militares do Projeto HS-1, como base ferramental e manual utilizados pelo Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Após apreciação do estudo pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), foi realizado um ensaio experimental do procedimento de manutenção da bucha em outra aeronave (N-3037), com a posterior execução do procedimento na aeronave N-3035, sendo finalizado em 20 de agosto.
A troca da bucha foi realizada com sucesso, capacitando os militares do Projeto HS-1 a realizar um procedimento que antes era apenas executado pelo fabricante da aeronave SH-16, incrementando, assim, a capacidade de 3º escalão deste Grupo de Manutenção.
Fonte: ComForAerNav
@FFO