Canadenses se unem na defesa aérea OTAN na Romênia. Pelos próximos quatro meses, a Força Aérea Real Canadense (RCAF) assumiu a missão de Policiamento Aéreo da OTAN na Romênia. Para isso, enviou um destacamento com seis caças CF-188 e dezenas de militares para a Base Aérea Mihail Kogălniceanu, de onde realizarão missões conjuntas com caças da Força Aérea Romena (RAF).
A Força-Tarefa Aérea da Força Armada do Canadá-Romênia (ATF-R), assumiu sua implantação no início deste mês de agosto, e permanecerão na Romênia até o final de novembro. Desde 2014, esta é a sétima vez que o Canadá implanta uma ATF na Romênia, sob a Operação Reassurance.
Uma cerimônia oficial foi realizada em 4 de agosto, e marcou o início da missão CF-18. No evento, o Tenente-General Fernando de la Cruz, Comandante do Centro de Operações Aéreas Combinadas da OTAN (CAOC) de Torrejón, Espanha, entregou o Certificado de Prontificação da Missão para o Tenente Coronel Stephan Latwaitis, Comandante de Destacamento da ATF, confirmando que os canadenses estão qualificados para cumprir a missão da OTAN.
“Agradeço ao Canadá e a Romênia por permitirem esta atividade, que mostra mais uma vez que a OTAN é uma aliança forte, onde nenhum membro jamais está sozinho. O destacamento canadense, juntamente com a Força Aérea Romena, está pronto para assumir a responsabilidade pela missão de policiamento aéreo nesta parte do sudeste da Europa”, afirmou o General de la Cruz. “Hoje estamos enfrentando uma nova ameaça após a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia. A OTAN reagiu prontamente, tomando ações rápidas e decisivas e fornecendo uma voz comum para defender nossas nações, mostrando assim a unidade da Aliança em nível de Vigilância aérea nesta parte da Europa”, concluiu o Oficial General.
Os pilotos do 425 Tactical Fighter Squadron da RCAF realizarão missões de alerta e treinamento de reação rápida (QRA) ao lado dos seus colegas da RAF. Todas as missões estão totalmente integradas ao sistema de defesa romeno e ao sistema integrado de defesa aérea e antimísseis da OTAN. As missões são controladas pelo Centro de Controle de Moara Vlăsiei, gerenciado taticamente pelo CAOC na Espanha e supervisionado pelo Comando Aéreo Aliado da OTAN na Alemanha.
“As Forças Armadas do Canadá têm orgulho de participar de atividades de defesa cooperativa em apoio ao policiamento aéreo aprimorado da OTAN na Romênia. O Canadá está comprometido em cumprir o Policiamento Aéreo da OTAN e apoiar as medidas de garantia e dissuasão da OTAN na Europa, com o objetivo de tranquilizar as nações na região e apoiar sua estabilidade e segurança”, disse o Tenente-Coronel Stephan Latwaitis, Comandante do Destacamento da ATF.
O Comando Aéreo Aliado tem implantando um escudo de defesa aérea ao longo do flanco leste do território da OTAN. Os caças canadenses serão integrados neste esforço, voando ao lado dos esquadrões de caças romenos e dos F-16 da USAF, atualmente estacionados na Base Aérea de Fetesti, na Romênia. Além disso, o Sistema de Defesa Aérea de Superfície da França está atuando na defesa da Base Aérea Mihail Kogalniceanu.
Fonte: OTAN
@FFO