Canadá vai atualizar os P-3 de Portugal. A Força Aérea Portuguesa (FAP) concedeu à General Dynamics Mission Systems-Canada um contrato de US$ 24 milhões para modernizar sua frota de cinco aeronaves de patrulha marítima Lockheed Martin P-3C CUP+ Orion. Este acordo foi feito através de um contrato governo-governo (G2G) entre a Canadian Commercial Corporation (CCC) e a FAP.
A General Dynamics fornecerá equipamentos e tecnologia para melhorar as comunicações e sistema eletrônicos de missão. As atualizações da frota P-3C CUP+ da FAP são baseadas em atualizações que a General Dynamics forneceu à Real Força Aérea Real Canadense (RCAF). O Sistema de Gestão de Missões oferecido a Portugal está instalado hoje em mais de 50 plataformas todo o mundo, que inclui tanto aeronaves de asa fixa como helicópteros dedicados a missão de patrulha marítima.
As atualizações permitirão à FAP, como membro da OTAN, manter as capacidades necessárias para contribuir para atividades exigidas pela aliança. Além das atividades de patrulha e esclarecimento marítimo, a Força Aérea Portuguesas também realiza policiamento aéreo, transporte aéreo, busca e salvamento e evacuações médicas.
Portugal opera P-3 desde 1988, após comprar seis fuselagens da Austrália (P-3P FAP 14801 a 14806) hoje desativadas. Em 2007 adquiriu cinco P-3C CUP todos ex Royal Netherlands Air Force (RNLAF). Os P-3C CUP (Capability Upkeep Program) holandeses foram atualizados para a variante P-3C CUP + sob um contrato de €99,7 milhões com a Lockheed Martin a partir de 2007, com a primeira aeronave entregue em 2010.
O CUP+ eleva o P-3C ao padrão P-3P quanto as capacidades Anti-Submarino (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR). Os cinco P-3C CUP+ que serão modernizados possuem matrículas FAP 14807 a 14811 e estão atualmente em serviço na Esquadra 601 — “Lobos” sediada em Beja (LPBJ).
“A CCC orgulha-se de simplificar e agilizar as aquisições de conhecimentos e tecnologia canadiana por Portugal, um aliado da OTAN e importante parceiro comercial,” — Mathieu Lacroix, Account Manager da CCC, Aerospace.
“Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Força Aérea Portuguesa, alavancando o investimento do Canadá e o compromisso de longo prazo com a frota P-3”, disse Matt Young, Diretor de Sistemas Navais e Aéreos Internacionais da General Dynamics Mission Systems-Canada.
@CAS