O Escritório de Serviços Públicos e Aquisições do Canadá (PSGC – Public Services and Procurement Canada) recentemente iniciou mais uma fase do programa STTC (Strategic Tanker Transport Capability), com objetivo de adquirir a nova aeronave de transporte e reabastecimento em voo para a Força Aérea Real Canadense (RCAF). O novo vetor substituirá os cinco Airbus CC-150 “Polaris” (designação militar canadense para o A310-304MRT), que equipa o 437 Transport Squadron “Husky”, da 8 Wing, baseados na CFB Trenton (CYTR), em Ontário.
O STTC foi iniciado em março de 2018, com a fase de estudos preliminares, e agora se aproxima do prazo final para a apresentação das propostas por parte dos fornecedores. A data limite para a apresentação dos “envelopes” com as propostas é o dia 15 de janeiro de 2021.
O Ministério da Defesa do Canada pretende adquirir seis aeronaves para missões de transporte de tropas, autoridades (VIP), evacuação aeromédica (MEDEVAC) e reabastecimento em voo (REVO). Os novos aviões-tanque devem estar homologados para realizar missões com a RCAF e para as forças aéreas de países membros da OTAN.
Apenas dois players estariam aptos para atender as necessidades do Governo Canadense e do Programa STTC. A norte-americana Boeing deverá oferecer o seu KC-46A Pegasus e a Airbus Defence ofertará o seu A330-200 MRTT (Multi Role Tanker Transport).
Os novos aviões-tanques da RCAF serão usados em missões REVO com os caças CF-188A/B, F/A-18 Hornet e o futuro caça de próxima geração que será adquirido através do Projeto de Capacidade de Caça do Futuro (FFCP -Future Fighter Capability Project). Os concorrentes habilitados pelo programa FFCP são o Saab JAS Gripen 39E/F, o Boeing F/A-18E/F Super Hornet Block III e o Lockheed Martin F-35A Lightning II.
Os cinco CC-150 “Polaris” atualmente em operação, chegaram na RCAF em 1994, e são divididos entre uma aeronave para transporte VIP (15001), duas para o transporte de cargas (15002 e 15003) e dois CC-150T na versão tanque para missões REVO (15004 e 15005).
O Canadá e a Alemanha são as últimas Forças Aéreas de países membros da OTAN, que utilizam os clássicos Airbus A310-304 MRTT para reabastecimento em voo. A Luftwaffe irá substituí-los por novos A330-200 MRTT, componentes do consórcio multinacional OTAN MMF (Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet).
@FFO