Canadá reclama interceptação agressiva de caças chineses em um helicóptero da RCAF. O Departamento de Defesa do Canadá informou que jatos de combate chineses interceptaram agressivamente um helicóptero Sikorsky CH-148 Cyclone da Força Aérea Real Canadense (RCAF) sobre o Mar do Sul da China. O fato ocorreu em 29 de outubro, de acordo com um comunicado divulgado em 03/11 pelo governo canadense.
O Departamento afirmou que um helicóptero CH-148 Cyclone da RCAF operando a partir da Fragata HMCS Ottawa (FFH 341) da Marinha Real Canadense (RCN), foi interceptado de forma insegura por dois caças Shenyang J-11 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) em espaço aéreo internacional.
“Embora a interceptação inicial tenha sido segura, duas passagens subsequentes foram consideradas inseguras. Um dos caças sobrevoou muito próximo sobre o helicóptero CH-148 Cyclone, gerando turbulência e insegurança para o voo”, informou o comunicado.
De acordo com o DND, no final do dia, o mesmo CH-148 foi novamente interceptado por outro J-11 durante uma segunda missão. Neste caso específico, o piloto do caça chinês lançou sinalizadores (chaff & flare) diretamente em frente ao helicóptero.
“O piloto do helicóptero teve que manobrar para evitar os sinalizadores e reduzir o risco de ingestão de um desses dispositivos nas entradas de ar do motor do helicóptero”, disse o DND, acrescentando que o helicóptero não sofreu danos.
“O Canadá espera que qualquer interceptação das nossas aeronaves seja conduzida de maneira segura e profissional. As Forças Armadas Canadenses continuarão a contribuir para uma região Indo-Pacífico mais segura e estável, inclusive por meio do envio de aeronaves da Força Aérea Real Canadense”, salientou o comunicado.
Fonte: DND Canadá
@FFO