Canadá quer gastar até US$ 3,65 bilhões em aeronaves AEW. O Governo do Canadá planeja gastar mais de CDN$ 5 bilhões (US$ 3,65 bilhões) na aquisição de aeronaves de alerta aéreo antecipado (AEW). Numa declaração ao Aerospace DAILY, funcionários do Departamento Canadense de Defesa Nacional disseram que o financiamento era de “nível apropriado” para fornecer capacidades e ativos AEW.
A aquisição de uma frota orgânica de aeronaves AEW foi uma das principais compras descritas na nova visão de defesa do Canadá, publicada em 8 de abril. O documento afirma que tal plataforma detectaria aeronaves e mísseis a longas distâncias em tempo real e de muito mais distância do que os radares terrestres, sendo assim capaz de gerenciar o espaço de batalha em resposta a uma ameaça.
No entanto, o documento dizia que apenas CDN$ 307 milhões estavam sendo disponibilizados para o programa entre 2025 e 2044, uma fração do dinheiro necessário para uma aeronave AEW. Com CDN$ 5 bilhões, mais de 16 vezes o valor inicial, a perspectiva de adquirir uma frota AEW é mais realista e moderna.
As autoridades disseram que a política de defesa “apresenta os custos de acumulação de um ativo de capital distribuídos ao longo da sua vida útil, em vez de serem registados no momento em que as contas são pagas”.
O Reino Unido está pagando £ 1,89 bilhão (US$ 2,33 bilhões) por três aeronaves Boeing E-7 Wedgetail, embora se tivesse comprado cinco como havia planejado originalmente, teria pago £ 2,15 bilhões.
Mas as autoridades canadenses observam que têm “estratégias e flexibilidades para realinhar o financiamento necessário, quando precisamos dele”. Não foram divulgados detalhes sobre quando a aquisição do Canadá poderá ocorrer, com autoridades de defesa dizendo que o momento da aquisição e entrega “será confirmado assim que a estratégia de aquisição for identificada”.
O Canadá conhece bem a capacidade AEW. Atualmente fornece tripulações e pessoal para a força Boeing E-3A Sentry da OTAN, baseada na Alemanha, e as Forças Armadas Canadenses trabalham rotineiramente com E-3 da USAF em operações do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD). Dependendo de quando a aquisição ocorrer, o Canadá poderia muito bem considerar o E-7 para se alinhar com a OTAN e seus aliados, já que a plataforma está em serviço na Austrália e Coreia do Sul e sendo adquirida pelo Reino Unido e pelos EUA.
Opção como o Saab GlobalEye usando jatos executivos Bombardier Global 6500 fabricados localmente e modificados com o radar aerotransportado Erieye ER suecos, e outra opção. Na verdade, hoje são poucas as opções em termos de AEW disponíveis no mercado ocidental. Além do E-7 e do GlobalEye, só sobram vetores de menor porte como o Embraer EMB-145 AEW, o Saab 340 AEW (este provavelmente descartado), IAI ELW-2085 CAEW (G550) e o Northrop Grumman E-2D Advancced Hawkeye. Projetos como o Embraer/IAI-Elta Praetor P600 AEW, ainda não estão maduros, e igualmente é uma aeronave de pequeno porte, se comparada a um E-7.
@CAS