

Canadá iniciou transferência de mísseis interceptadores para a Ucrânia. O Canadá recentemente iniciou a transferência de mísseis interceptadores de precisão ar-ar/terra-ar para a Ucrânia, com o objetivo de fortalecer a defesa aérea do país e melhorar sua capacidade de combater ameaças de mísseis de cruzeiro.
A informação foi divulgada no X pelo Ministro da Defesa ucraniano, Mykhailo Fedorov. O anúncio ocorreu após uma reunião com o Ministro da Defesa Nacional canadense, David McGuinty, na qual eles discutiram o apoio militar contínuo e uma cooperação mais ampla na área da defesa entre os dois países.
Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, os mísseis AIM têm como objetivo reforçar a complexa rede de defesa aérea do país em um momento de intensos ataques aéreos russos. O ministro não especificou a variante exata nem a quantidade de mísseis transferidos, alegando questões de segurança.
As conversas também abordaram a contribuição do Canadá para a defesa aérea ucraniana que, segundo autoridades de Kiev, desempenhou um papel fundamental no combate a recentes ataques aéreos em larga escala. O Ministério da Defesa observou que as contribuições mais recentes no âmbito do programa de transferência contínua foram decisivos para repelir ataques em massa e afirmou que a Ucrânia espera a continuidade da participação canadense ao longo deste ano.
Além do fornecimento de mísseis, os dois ministros da Defesa discutiram as perspectivas de cooperação industrial, incluindo acordos para apoiar a produção de sistemas não tripulados. Autoridades ucranianas afirmaram que existe um grande potencial de cooperação entre os governos e empresas de defesa da Ucrânia e do Canadá, particularmente em tecnologias de comando e controle de drones.
O treinamento e a proteção da força também foram destacados como áreas prioritárias. De acordo com o Ministério da Defesa, as discussões se concentraram na transformação do sistema de treinamento militar da Ucrânia, com ênfase na preservação da vida dos soldados. Isso inclui a adoção de um modelo no qual pessoal altamente experiente treina outras unidades e a realocação de centros de treinamento para o subsolo, a fim de reduzir a vulnerabilidade a ataques com mísseis e drones.
O ministério afirmou que o Canadá continua sendo um parceiro importante no treinamento de militares ucranianos, particularmente em áreas relacionadas à capacidade de sobrevivência, eficácia operacional e condições de combate modernas, moldadas pelo uso extensivo de drones e mísseis.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO