Canadá escolhe o Airbus A330 MRTT. A Ministra da Defesa do Canadá Anita Anand anunciou que o seu país finalizou um contrato para adquirir às duas primeiras aeronaves Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport), de um total previsto de seis, para a Royal Canadian Air Foce (RCAF) que substituirão a atual frota de transporte aéreo de reabastecimento aéreo estratégico composta pelos Airbus CC-150 Polaris (A310 MRTT).
O contrato para a aquisição e conversão duas aeronaves Airbus A330-200, fabricadas em 2015, foi concedido à International AirFinance Corporation e está avaliado em US$ 102 milhões. Após a revisão pela AirFinance, todos serão modificadas pela Airbus Defence and Space em sua planta em Sevilha, para o padrão MRTT.
Desde 1992, as aeronaves Polaris CC-150 e suas tripulações prestam serviços excepcionais ao Canadá. O Polaris é a aeronave que fornece a maior parte do reabastecimento ar-ar para a frota de caças CF-118 (F/A-18) e os futuros F-35A da RCAF, permitindo que ampliem seu alcance e tempo de operação. A frota também desempenha muitas outras funções, incluindo o transporte de militares e transporte aéreo de carga, transporte estratégico para funcionários do Governo do Canadá e evacuações médicas.
O projeto Strategic Tanker Transport Capability (STTC) substituirá e renovará a totalidade da capacidade de reabastecimento em voo da RCAF, hoje composta por cinco CC-150 operacionais do 437 Esquadrão de Transporte sediado na Base de Trenton (CYCR) em Ontário. O STTC, dentro de seu escopo atualmente aprovado, adquirirá aeronaves suficientes para fornecer à RCAF três linhas contínuas de tarefas para atender à política de defesa do Canadá, defender os canadenses, honrar os compromissos do Canadá no NORAD e na OTAN e permitir que as Forças Armadas Canadenses continuem contribuindo para a paz e estabilidade no exterior através de suas operações.
Os Airbus A330 também serão equipados para transportar por via aérea um grande número de tropas e seus equipamentos em apoio às operações no Canadá, incluindo as regiões do Ártico e em todo o mundo, aprimorando as capacidades de transporte aéreo existentes fornecidas pelos CC- 177 Globemaster e CC-130J Hercules. RCAF se tornará o 11º cliente do A330 MRTT, ao lado de Austrália, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, França, OTAN (MMRTTF — Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet), Espanha e Brasil.
@CAS