O projeto Canadian Manned Airborne Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (CMAISR), que visa fornecer aos militares canadenses uma capacidade ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) aerotransportada, teve uma importante decisão. A empresa americana L3Harris foi escolhida para customizar três bimotores Beechcrft 350ER Kin Air em aeronaves ISR, integrando sensores, sistemas de comunicações seguras e sistemas de navegação, o que incluirá também um datalink, sensores de vídeo full-motion e um sistema completo de gerenciamento de missão.
Os trabalhos de modificação nas aeronaves ocorrerão, principalmente, nas instalações da L3Harris em Greenville, Texas, e serão apoiados pela sucursal da empresa em Quebec, Canadá.
Após a conclusão, a aeronave será entregue ao Canadian Department of National Defence (DND) como uma venda de Foreign Military Sale (FMS) ra (FMS) administrada pelo US Army.
O Departamento de Estado decidiu aprovou uma possível a FMS para o Canadá de três King Air 350ER em 3 de outubro de 2018 ao custo de US$300 milhões conforme documento da DSCA – Defense Security Cooperation Agency, que entregou a certificação exigida ao Congresso que foi aprovada em 2019. As aeronaves serão operadas pela Canadian Armed Forces, sendo empregados pela Royal Canadian Air Force (RCAF) na CFB Trenton em Ontario. Os King Air ISR devem chegar ao longo de 2022 designados na RCAF como CT-145.
Lista aprovada de sistemas pela DSCA – que ainda inclui apoio logístico, manutenção e treinamento.
@CAS