A Sétima Frota da US Navy, organizou o Exercício Sea Dragon 21, realizado entre 12 e 28 de janeiro, na Andersen AFB, Guam. O treinamento multinacional de guerra antissubmarino (ASW), originalmente envolve os quatro países do grupo Quad (Quadrilateral Security Dialogue), a Austrália, os Estados Unidos, a Índia e o Japão, além de um país convidado, que nesta edição foi o Canadá.
O objetivo do Sea Dragon é que os aliados do Quad, mantenham um alinhamento estratégico e operacional das unidades ASW, para questões de segurança marítima na região Indo-Pacífico. Em sua primeira participação no Exercício, a Real Força Aérea Canadense (RCAF – Royal Canadian Air Force) enviou para o Sea Dragon 2021 uma aeronave CP-140 Aurora, matrícula 140117, operado pelo 407 Long Range Patrol Squadron, além de militares de apoio do 19 Wing da Base de Comox.
Segundo a RCAF, a participação no Sea Dragon possibilitou oportunidades substanciais de treinamento para a comunidade de patrulha de longo alcance, trabalhando com as nações aliadas no Pacífico. O treinamento foi fundamental para garantir que as equipes CP-140 Aurora permaneçam prontas e capazes para eventuais missões de patrulha em qualquer local que for acionada, incluindo o teatro Indo-Pacífico. O destacamento da RCAF foi muito bem sucedido, tendo recebido o prêmio de tripulação com melhor desempenho no exercício de táticas mais eficientes.
“O treinamento ao lado de nossos aliados e parceiros na região do Indo-Pacífico é fundamental para manter uma capacidade de Patrulha de Longo Alcance RCAF, para cumprir nosso objetivo de Política de Defesa. Estou muito orgulhoso que nossos militares se destacaram e que demonstraram profissionalismo, agilidade e foco na missão, para levar o prêmio principal do exercício. Gostaria de agradecer à Marinha dos Estados Unidos por nos oportunizar essa valiosa oportunidade de treinamento”, disse o Major General Eric Kenny, Comandante da 1 Divisão Aérea Canadense.
O CP-140 Aurora é um quadrimotor de patrulha de longo alcance da RCAF, baseado no Lockheed P-3 Orion, mas configurado especificamente para o Canadá. Ele oferece suporte a uma ampla variedade de funções, incluindo gerenciamento de operações, inteligência marítima e terrestre, vigilância e reconhecimento, guerra antisubmarina e de superfície, coordenação de ataque e busca e resgate. Ele também pode auxiliar o Governo no combate à pesca ilegal, poluição, ao tráfico de drogas.
@FFO