Canadá considera adquirir Boeing P-8A Poseidon. O governo canadense está considerando adquirir 14 aeronaves Boeing P-8A Poseidon, especialmente por suas capacidades e grande interoperabilidade com aliados. No ano passado a fabricante americana ofereceu sua aeronave de patrulha marítima (MPA) para a Força Aérea Real Canadense (RCAF).
O Programa da Aeronave Multimissão Canadense (CMMA) busca num substituto para a envelhecida frota de 14 quadrimotores CP-140 Aurora, que atualmente compõem a espinha dorsal da RCAF para missões de Patrulha Marítima. Estima-se que o CMMA trabalhe com um orçamento de US$ 6 bilhões para comprar as novas aeronaves.
Embora haja rumores de que o jato executivo da Bombardier Global 6500 esteja na disputa pelo programa CMMA, o Poseidon oferece maior interoperabilidade com aliados como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, bem como outros membros da OTAN.
Além disso, os P-8A compartilham mais de 85% de componentes com a família de jatos comerciais Boeing 737NG, das quais existem mais de 100 unidades operando no Canadá, o que facilita o treinamento de pilotos e a manutenção. Além disso, ao contrário dos CP-140 Aurora, o Poseidon tem a capacidade de ser reabastecido em voo.
Como membro da OTAN, os gastos com defesa do Canadá são impulsionados por fatores semelhantes aos de seus aliados próximos. Especificamente no caso das aeronaves de patrulha marítima, o interesse do governo é manter as suas forças armadas atualizadas, diante das ameaças emergentes. O país também está empenhado em fornecer suporte contínuo para seus desdobramentos operacionais em todo o mundo, que exigem investimento sustentado em capacidades de defesa. A aquisição do P-8A deixará o Canadá com tecnologia de ponta para missões de vigilância marítima, guerra antissubmarino e coleta de informações, em suas regiões de interesse.
O CP-140 Aurora é uma versão do Lockheed P-3 Orion, desenvolvida especialmente para o Canadá. Em serviço na RCAF desde 1980, eles realizam uma série de missões de vigilância marítima e terrestre, guerra antissubmarino (ASW) e de superfície (ASuW), busca e resgate (SAR), monitoração de poluição, combate ao tráfico de drogas, entre outras. Em serviço há mais de 40 anos, e operando em ambientes bastante hostis como marítimo, essas velhas aeronaves superaram a sua expectativa de vida útil.
Recentemente a Boeing perdeu concorrências no Canadá com o seu avião-tanque KC-46 Pegasus e com os F/A-18 E/F Block III Super Hornet, esses último descartado para o Future Fighter Capability Project. No entanto, o Projeto CMMA é uma oportunidade significativa para a fabricante americana melhorar sua posição no país vizinho.
Fonte: Air Force Technology
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